O Senai Roberto Mange, de Campinas/SP, contou com a parceria da Altus para a atualização de seu laboratório de sistema de manufatura flexível. O modelo é automatizado, adaptável e facilmente reconfigurável, ele pode produzir uma variedade de produtos e é capaz de atender diferentes demandas que ocorrem durante o processo de produção industrial.
O sistema é um projeto que faz parte do parque de máquinas industriais – uma extensão do Laboratório de Manufatura Avançada 4.0 do Senai. O desenvolvimento do projeto contou com um corpo de docentes especialistas nas áreas de automação, robótica e mecânica, além do envolvimento dos alunos dos Cursos Técnicos e Superior em Mecatrônica e de pós-graduação em Automação Industrial.
De acordo com o orientador de prática profissional Alex Piza, o sistema de manufatura foi primeiramente desenvolvido com tecnologia de automação 3.0, e agora passa por atualizações para habilitar conceitos da Indústria 4.0 através do CLP XP340.
O processo de atualização do sistema realiza a integração da Tecnologia de Automação (TA) com a Tecnologia de Informação (TI), para isso, os docentes do Senai Roberto Mange escolheram a tecnologia do XP340. O CLP faz parte de uma solução para a Indústria 4.0 utilizando os produtos Altus, que também conta com IHM de 15 pol, IoT Gateway e o supervisório HMI/SCADA BluePlant.