Criados para operar nos processos de monitoração and telemetria das mais diferentes áreas da indústria, o Nexto Logger NL717 e o Gateway Lora GW700 chegam para atuar na coleta e transmissão de dados em instalações de geração de energia, estações hidrológicas e meteorológicas, entre outros sistemas que exigem coleta de dados de forma remota. Os novos produtos da Altus utilizam o protocolo de comunicação LoRa, tecnologia de radiocomunicação de longo alcance e baixo consumo de energia amplamente utilizada em várias aplicações do universo IoT.
Assista ao vídeo abaixo e continue com a gente ao longo desde artigo para conhecer em detalhes os novos equipamentos da Altus para o mercado de IoT:
Coleta precisa de dados com o Nexto Logger
Tendo o Foco no Cliente como um de seus valores, a Altus mantém um investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento de soluções que proporcionem valor agregado para os mais variados segmentos da indústria. Essa veia de inovação faz parte do DNA da empresa, o que propicia o surgimento de diferentes produtos de impacto no mercado. Para atender às demandas do crescente mercado industrial brasileiro, a Altus apesenta o Nexto Logger, primeiro datalogger da Nexto Series programmable controllers.
Você sabe o que é um datalogger e por que você deveria utilizá-lo em sua aplicação? Acesse o Blog I&A e confira o artigo em que exploramos o assunto e falamos sobre as diferentes tipos de aplicações onde os produtos podem ser utilizados.
O Nexto Logger NL717 é um dispositivo de design compacto com alta velocidade de processamento, entradas digitais e analógicas embarcadas, interfaces Ethernet, comunicação SDI-12 and rádio de longa distância LoRa integrados. O produto foi desenvolvido para ser utilizado em aplicações que demandam coleta de dados remota e de alta precisão. Essa acuidade é essencial para monitoração de parâmetros hidrológicos, aplicações de geração de energia solar, irrigação e outros sistemas do agronegócio, em infraestruturas urbanas privadas e públicas, na coleta de dados de sensores para análise e em outras áreas relacionadas à ciência e à monitoração de grandezas físicas.
In addition to its integrated inputs, the datalogger can collect data from sensors via an SDI-12 network, with all data stored in the device’s internal memory and transmitted to collection stations via Ethernet or LoRa. Its wide input power range, from 10 to 30 Vdc, makes it ideal for remote or resource-limited locations, allowing it to be powered by alternative energy sources such as standalone solar panels.
Além disso, o Nexto Logger pode ser aplicado como um complemento para outras aplicações que utilizam os Nexto Series programmable controllers, ampliando a gama de aplicações usando a mesma tecnologia e ambiente de engenharia. Esta é uma grande vantagem para fabricantes de máquinas OEM and integradores de sistemas nestas áreas de aplicações onde é necessária escalabilidade de aplicação.
Características Nexto Logger NL717
- Compact Design
- DIN rail mounting
- High-speed 32-bit ARM-based processor
- Interface Ethernet 10/100 Mbps com protocolos como OPC UA, EtherNet/IP, MODBUS TCP e MQTT
- LoRa Long Range Radio
- SDI-12 Interface
- 8 entradas digitais optoisoladas, sendo 4 configuráveis como rápidas
- 8 entradas analógicas de corrente 16-bits
- Real Time Clock (RTC)
- 10 and 30 Vdc Power Supply
Clique na imagem abaixo para acessar a página de lançamento com mais informações sobre o produto:
Comunicação integrada e flexível com o Gateway LoRa GW700
Projetado para operar nos ambientes mais agressivos e com exposição ao tempo, o gateway LoRa GW700 possui grau de proteção IP67 e, por isso, se adequa perfeitamente tanto às áreas urbanas quanto rurais ou industriais. O sistema também possui um sistema de alimentação com diversas proteções e em conformidade com as principais normas internacionais.
A indústria atual conta com milhares de dispositivos para monitoramento de temperatura, umidade, nível hídrico. Por isso, além de possuir conectividade com dispositivos LoRa desenvolvidos pela Altus, como o datalogger NL717, o GW700 é capaz de interagir com qualquer dispositivo LoRa de mercado. O GW700 também pode ser incorporado em redes com outros gateways, sem necessidade de qualquer adaptação ou equipamento de conversão.
Este nível de recursos e conectividade dá ao produto a flexibilidade necessária para ser implantado não só por operadoras de rede, mas por qualquer pessoa com seus próprios gateways e dispositivos finais. No Brasil já existem redes públicas em que qualquer indivíduo pode expandir a área de cobertura com o uso do GW700 sem comprometer a segurança dos seus dados. Isso é possível pelo fato de que o padrão LoRa possui múltiplas camadas de proteção com criptográfica dentro da rede e dentro da aplicação, de forma nativa.
Já nas redes privadas, se faz possível a implantação de servidores sem a necessidade de grandes recursos operacionais ou softwares licenciados. Apesar de existirem soluções comerciais de softwares para estas redes, os processos de desenvolvimento aberto evoluíram em termos de segurança ao longo dos últimos anos para aplicações.
Características do Gateway GW700
- Padrão de comunicação LoRaWAN
- Gateway de alto desempenho operando nas frequências de 915 a 928MHz, de acordo com a região
- Segurança da rede com o uso de criptografia e chaves de segurança que impedem o acesso à rede sem o uso das mesmas
- Algoritmo de publicação de mensagens de forma eficiente visando maximizar o uso de dispositivos com baterias e/ou técnicas para alimentação de dispositivos sem fio
- Ethernet communication interface
- Invólucro com grau de proteção IP 67 para utilização em ambientes externos
- Antena removível com possibilidade de utilização de antena externa
- Configuration and monitoring via integrated web server
- Integrated network diagnostics monitoring
- Relógio de Tempo Real
- 10 and 30 Vdc Power Supply
Clique na imagem abaixo para acessar a página de lançamento com mais informações sobre o produto:
A usabilidade da tecnologia LoRa
O padrão LoRa (Long Range Communication) é a modulação sem fio utilizada para criar o link de comunicação de longo alcance entre datalogger e gateway. A tecnologia LoRa é baseada na modulação de espalhamento espectral, que mantém as características de baixa potência da modulação FSK (Frequency-Shift Keying), mas aumenta significativamente o alcance da comunicação.
O espalhamento espectral tem sido usado em comunicações militares e espaciais por décadas devido às longas distâncias de comunicação que podem ser alcançadas e à sua robustez contra interferência, mas o LoRa é a primeira implementação de baixo custo para uso comercial.
Devido à sua banda de operação Sub-Gigahertz, a penetração das comunicações LoRa também permite interações com dispositivos localizados em subterrâneos ou porões de estabelecimentos.
Acesse o artigo que traz detalhes sobre a tecnologia LoRa e suas vantagens de utilização em sistemas para coleta e transmissão de dados.