O que é Parison, novo recurso da IHM P5

O que é Parison, novo recurso da IHM P5

Para agregar ainda mais precisão às máquinas que utilizam os terminais gráficos de operação da Altus, o modelo P5 da Série P2 de IHMs recebeu um upgrade técnico e passa a contar com uma biblioteca Parison. Amplamente utilizado em máquinas com modelagem por sopro da indústria plástica, a metodologia garante uma maior precisão dimensional e qualidade mais consistente dos itens produzidos.

Recentemente, nosso parceiro Marco Carvalho, da McTec Automação, utilizou o recurso no desenvolvimento da nova sopradora do cliente Multi-União. Confira abaixo o vídeo da máquina operando:

Você não sabe o que é Parison ou tem curiosidade para aprender mais sobre o recurso? Então, fique com a gente pelos próximos parágrafos. Vamos trazer mais detalhes sobre o recurso, os tipos de máquinas que geralmente fazem uso dele e as vantagens de contar com um produto habilitado a usar Parison em sua máquina.

O que é Parison e para que é utilizado

Surgida em meados do século XX, o Parison é uma técnica de modelagem por sopro muito utilizada na indústria do Plástico. A técnica, patenteada pela Owens-Illinois em 1935, é utilizada para criar diferentes objetos, como garrafas, frascos e embalagens com múltiplos propósitos. 

Para exemplificar o processo de forma mais simples, pense algo como garrafas de refrigerante. Elas são feitas de plástico moldado por sopro, e o Parison é um dos componentes que contribui para sua criação. O Parison é constituído essencialmente por uma pré-forma de plástico tubular com paredes uniformes e espessura consistente. Esse tubo de plástico é criado a partir de um processo chamado extrusão de filme, no qual o plástico é fundido e, em seguida, remoldado em uma forma tubular.

Uma vez que o Parison é criado, ele é aquecido para amolecer. Em seguida, esse material é moldado na forma desejada através de sopro, geralmente por meio da introdução de ar comprimido. Esse processo permite a criação de objetos com alta precisão dimensional and consistência de qualidade, elementos extremamente importantes na produção em massa de produtos plásticos.

Como funciona o processo de Parison

Vantagens de utilizar Parison em sua máquina

A produção de objetos moldados por sopro é um processo que requer alta precisão e eficiência para garantir a qualidade e a rentabilidade do processo. Ao utilizar a técnica de moldagem por sopro com Parison é possível produzir objetos com maior uniformidade e reduzir o desperdício de material, resultando em um processo produtivo mais econômico and ambientalmente amigável. Confira abaixo as principais vantagens em utilizar Parison na produção de objetos moldados por sopro.

  1. Consistência dimensional: o uso de Parison na produção de objetos moldados por sopro permite uma alta precisão dimensional e uma espessura de parede consistente, resultando em produtos com alta qualidade e uniformidade.
  2. Flexibilidade: a técnica de modelagem por sopro permite que o Parison seja moldado em uma ampla variedade de formas e tamanhos, o que o torna adequado para a produção de diferentes tipos de produtos.
  3. Redução de desperdício: o uso de Parison permite a produção de objetos com uma quantidade precisa de material, o que reduz o desperdício e torna o processo mais econômico e ambientalmente amigável.
  4. Alta produtividade: a produção em massa de objetos moldados por sopro usando Parison é um processo altamente automatizado e eficiente, permitindo uma alta produtividade e uma produção em grande escala.
  5. Custo-efetividade: o uso de Parison pode ser uma opção mais econômica em comparação com outros métodos de produção, como a moldagem tradicional por injeção, especialmente para a produção de objetos em grande escala

Tipos de processo que utilizam Parison

Por ter um alto valor agregado e permitir um controle específico na qualidade do produto e no volume de matéria prima utilizada para produzi-lo, o Parison é aplicado em máquinas de diferentes processos da indústria. A técnica é amplamente utilizada na produção de objetos plásticos moldados por sopro, incluindo garrafas plásticas, tanques de armazenamento, peças automotivas, recipientes médicos e muito mais. Aqui estão alguns exemplos de máquinas que utilizam Parison:

  • Máquinas extrusoras: as máquinas de moldagem por sopro de extrusão contínua utilizam uma extrusora para empurrar o material através de uma matriz com seção transversal constante, que é então moldado através da técnica de sopro. O processo de moldagem é contínuo, o que permite a produção em massa de objetos.
  • Máquinas sopradoras: as máquinas de moldagem por sopro de acumulação usam um acumulador para concentrar uma grande quantidade de plástico antes de moldá-lo através de um sopro de ar-comprimido em uma matriz. Isso permite a produção de objetos maiores, como tanques de armazenamento de líquidos.
  • Máquinas injetoras: as máquinas de moldagem por sopro de injeção combinam o processo de moldagem por sopro com o processo de injeção de plástico. O plástico é primeiro injetado em uma cavidade de molde e, em seguida, moldado por sopro em uma matriz, dando forma a frascos para diferentes finalidades.

Além das máquinas citadas anteriormente, o recurso também é utilizado em máquinas de corte e solda plástica para produção de sacos e embalagens flexíveis. Em máquinas de corte e solda plástica, o Parison entra no processo de produção como um tubo de plástico aquecido, tal qual é no processo de sopro. Porém, a diferença é que ao ir à matriz ele não recebe um jato de ar comprimido, mas moldado e selado em sacos ou filmes de plástico.

Quer ter uma ideia de como nossos produtos podem otimizar o desempenho da sua máquina? Clique no banner abaixo e veja como a tecnologia embarcada nos Nexto Series programmable controllers promoveu um grande aumento na produtividade e um importante ganho de qualidade no produto final de uma injetora plástica na Suécia. 

Case Injetora Sueca com CLP Nexto

Custo-benefício em supervisão de processos com as IHMs P2

Ideais para máquinas e aplicações de pequeno porte, os terminais de operação da Série P2 entregam velocidade de inicialização e dinâmica na troca entre telas a um preço extremamente acessível. Disponíveis em modelos de 4.3, 7, 10 e 15 polegadas, os terminais de operação da família contam com recursos capazes de agregar mais flexibility and economia para o seu negócio. Com software para desenvolvimento intuitivo de telas, as IHMs da linha são de simples operação, o que dá mais agilidade à sua produção e aumenta a performance do seu negócio.

Com possibilidade de incorporar um CLP de alto desempenho, os produtos P2 permitem ao operador programar o sistema e analisar seu desempenho de forma rápida e simplificada, direto na tela da IHM. As IHMs da Série também contam com recursos de simulação online e off-line, com ou sem o terminal, que permitem testes confiáveis antes de colocá-las em produção.

Quer mais detalhes sobre as IHMs da Série P2? Então, clique no banner para fazer o download da apostila ou preencha o formulário abaixo para receber o contato com nossa equipe comercial.

Share

Leia também