Há mais de 30 anos desenvolvendo soluções para os diferentes modais que formam a malha de transporte brasileira, a Altus segue como uma das principais fornecedoras de tecnologia para automação e controle em projetos de infraestrutura no país. Entre as ações mais recentes que realizamos para o segmento está a automação da subestação de energia do Terminal Intermodal Gentileza, uma nova estação do VLT Carioca, meio de transporte coletivo utilizado na cidade do Rio de Janeiro. Nos primeiros dias do ano, tivemos a satisfação de receber uma equipe de profissionais da Alstom, empresa responsável pela gestão do projeto junto ao cliente final, para realização do TAF (Teste de Aceitação em Fábrica) do painel e softwares aplicativos responsáveis pelo controle do novo sistema.
O TAF foi conduzido por Mateus Oliveira e Davi Junior, projetistas do time de Engenharia da Altus, em nossa Panel Manufacturing. Localizada na cidade de Sapucaia do Sul/RS, a estrutura de 3.500m² conta com ambiente totalmente preparado para produção de painéis de automação e de potência, bem como salas especiais para realização deste tipo de evento teste. Além da equipe da Altus, também participaram do TAF os clientes Fillipe Portela e Celso Bruno Cardoso, representantes do VLT Carioca, e Fábio Rogério, da empresa Alstom.
Solução baseada na tecnologia Hadron Xtorm
A aplicação criada para o projeto utiliza a tecnologia da Hadron Xtorm Series, unidades terminais remotas da Altus para utilização em sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, e o software supervisório SCADA/HMI Blueplant. Desenvolvidos com base nas normas internacionais IEC 61850 and IEC 61131-3, os produtos Hadron Xtorm contam com funcionalidades de destaque, como redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, protocolos DNP3 and IEC 61850 (MMS e GOOSE) e atendimento ao submódulo 2.7 da ONS. Por ser uma solução de arquitetura modular, a RTU fornece uma grande variedade de módulos de entradas e saídas que, combinados com sua poderosa CPU 32 bits e um barramento baseado em Ethernet determinística de alta velocidade, atendem aos requisitos de diversas aplicações.
Bastidor com a configuração Hadron Xtorm utilizada
O sistema desenvolvido por nossa equipe de engenharia utiliza a RTU da Altus como um gateway, coletando dados de dispositivos de campo e disponibilizando para o sistema de supervisão do Centro de Controle e Operação (CCO) e outro utilizados pela Alstom. Na arquitetura aplicada, o conjunto de entradas e saídas presentes no bastidor Xtorm utilizam o protocolo MODBUS RTU para coletar dados de diferentes dispositivos, como os medidores de grandezas, as unidades de supervisão CC e o UPS do painel. Após realizar a coleta, a UTR disponibiliza os dados na rede de automação através do padrão IEC61850. Esses dados são utilizados para alimentar os dashboards do supervisório central, que utiliza o SCADA/HMI BluePlant, e de outro supervisório utilizado pela Alstom.
Essa capacidade de integrar todos os cubículos da subestação ao sistema de supervisão foi um dos diferenciais que fez com que a Altus fosse a fornecedora de tecnologia escolhida para este projeto. A funcionalidade possibilitou à operação realizar manobras de disjuntores e seccionadoras remotamente. Com a finalização do TAF, a próxima etapa é o Teste de Aceitação em Campo, na estrutura local da nova subestação Terminal Intermodal Gentileza, que deve ocorrer até o mês de março.
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