Os projetos de Integração de Sistemas executados pela Altus, como outros empreendimentos, incluem diversas etapas, desde a especificação para configurações técnicas até o comissionamento dos equipamentos e softwares. Porém, antes que estas soluções sejam instaladas e entrem em plena operação, uma etapa de inspeção, conferência e ajustes precisa ocorrer ainda em fábrica.
Contudo, face o período de quarentena, deslocamentos restritos e protocolos sanitários adotados pelas organizações – alinhados as orientações das entidades competentes, a execução dos testes de aceitação em fábrica (TAF) precisou passar por adaptações.
No TAF é habitualmente onde o projeto é submetido à primeira avaliação do usuário e colocado à prova após sua concepção, havendo um maior envolvimento de diferentes equipes por parte do cliente, envolvidas e/ou impactadas pelo projeto. É nesta etapa que os princípios de funcionalidade, usabilidade e manutenibilidade são verificados e testados.
A agilidade e transparência na execução dos testes, na elucidação de dúvidas, orientação quanto a divergências e resolução de eventuais problemas identificados são pontos fortes na realização desta etapa, até então de forma presencial.
Como se dá o TAF remoto
A proposta de realização do TAF de forma remota foi inevitável para que continuássemos com as entregas de nossos projetos. Entretanto, observamos inicialmente uma rejeição inicial de parte dos clientes por não se sentirem totalmente confortáveis ou não compreenderem como garantiríamos a confiabilidade dos testes. Alguns clientes ainda não viam dentro de suas próprias organizações como iriam obter o engajamento de outras áreas de modo a garantir o habitual know how e experiência de suas equipes de engenharia, operação e manutenção nesta importante etapa.
Porém, hoje, graças à disponibilidade dos inúmeros instrumentos digitais, tem sido possível realizar inspeções remotas altamente eficientes, além de muito simples. Nossas primeiras experiências foram testes elétricos em painéis, onde os clientes podem acompanhar simultaneamente a tela do software programador com o resultado do sinal injetado no painel pelo inspetor, também o acompanhando via webcam. Ou seja, o cliente acompanha em tempo real a ação do inspetor e resultado imediato no software de programação.
O segundo desafio foi disponibilizar uma arquitetura acessível para o teste remoto de software, visto que muitos clientes estão em home office e, por vezes, com limitações de infraestrutura. Mas novamente as expectativas foram superadas e, hoje, realizamos os testes com a mesma dinâmica da que se estivéssemos presencialmente nas dependências da fábrica da Altus. Os próprios clientes acessam remotamente e operam as telas dos sistemas supervisório na estação de operação e interface homem máquina (IHM) nas diferentes arquiteturas dos projetos. Eles também acompanham por tela compartilhada o profissional da Altus simulando no software programador os sinais de E/S do controlador. A interação é constante e em tempo real com o uso de softwares de videoconferência.
Você pode ver mais sobre Testes de Aceitação em Fábrica acessando o artigo A importância de TAFs para o desenvolvimento de projetos e assistindo ao webinar sobre a mesma temática, ambos de autoria do nosso colega Thiago Moraes.
Não há dúvida de que a maturidade, credibilidade e a qualidade da equipe de Engenharia e Integração de Sistemas da Altus, assim como de nossos clientes, são variáveis fundamentais para que estejamos superando desafios, atingindo com sucesso nossos resultados e concluindo nossos testes de aceitação em fábrica com êxito; agora, também, de forma remota.
About the author:
Rafael Zamora entrou para a família Altus em 2002, como estagiário na equipe de Administração de Contratos. Desde então, tem desenvolvido sua trajetória no setor, onde atuou como Administrador e Coordenador de Contratos. Hoje, ocupa a posição de Gerente e é responsável pela gestão de contratos em projetos de execução de sistemas.