- Soluções
- SDCD para Hidrelétricas
SDCD para Hidrelétricas:
Produtividade e alta disponibilidade para usinas e centrais hidrelétricas
Há mais de 30 anos fornecendo tecnologia para empreendimentos de geração de energia elétrica, a Altus desenvolveu um Sistema Digital de Supervisão e Controle customizável capaz de atender às demandas tanto de grandes usinas quanto de pequenas centrais hidrelétricas.
Solicite uma assessoria
Quer implementar seu projeto em curso conosco? Teremos todo o gosto em assessorar você!
Sistema Digital de Supervisão e Controle para hidrelétricas
A Altus apresenta uma solução inovadora para a modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle em usinas e centrais hidrolétricas. Utilizando tecnologia de ponta, nossa solução oferece maior eficiência, segurança e confiabilidade na operação desses complexos.
Com o uso de UTRs robustas e avançados recursos de automação, proporcionamos uma gestão inteligente e integrada dos processos, garantindo a continuidade operacional e a otimização do desempenho energético.
Descubra como nossa solução pode otimizar o desempenho da sua unidade de geração de energia hidrlétrica:
Controle de Alta Disponibilidade
A arquitetura típica de uma UAC é composta por um bastidor principal da Série HX com redundância de fontes de alimentação e CPU, em que os processadores comunicam via protocolo DNP3. O sistema também possui outros bastidores com módulos de entradas e saídas da Série HX para controle e coleta de dados.
Sistemas Distribuídos
O sistema de alta disponibilidade demanda a utilização de milhares de pontos de E/S distribuídos, em diversas remotas convencionais ou pressurizadas, interligadas aos módulos de processo através de redes de campo robustas e seguras. Isso garante precisão, confiabilidade e eficiência na coleta e transmissão de dados críticos para a operação.
Supervisão e Comando à Distância
A solução oferece um avançado sistema de Supervisão e Comando à Distância, garantindo controle preciso e monitoramento eficiente. Com comunicação via ethernet e protocolo DNP3, sincronização IRIG-B e suporte a MODBUS-RTU, proporciona alta confiabilidade e desempenho para operações remotas.
Redes de Comunicação
A arquitetura utiliza uma solução em duplo anel redundante para melhorar a disponibilidade da rede. O duplo anel é interligado através de switches especiais com 02 portas ópticas, o que aumenta a confiabilidade do sistema, pois, em caso de ocorrência em um dos anéis, a usina seguirá operando através do anel redundante.
Serviços fornecidos com o sistema SDCD
– Fornecimento do projeto Executivo e de Software
– Fornecimento do projeto de Software
– Teste de Aceitação em Fábrica (TAF) e comissionamento em campo do sistema fornecido
– Treinamentos de manutenção e operação do sistema para os profissionais que irão comandar a unidade
– Documentação, compreendendo a atualização da documentação da unidade, alteradas devido à implantação do novo sistema.
Equipamentos fornecidos junto ao sistema SDCD
– Fornecimento de Sistema Supervisório SCADA completo (telas, comandos, relatórios, central de alarmes e eventos)
– Fornecimento de switches para rede em duplo anel óptico
– Fornecimento de relés de sincronismo para linhas de subestação
– Fornecimento dos servidores padrão rack 19”
– Integração com as UACs da Tomada d’água através de conexão fibra óptica monomodo, com ao menos um par reserva, sendo integrada pelo protocolo IEC 104.
Robustez e desempenho extraordinário com as UTRs da SérieHX
Concebidas com base nas normas internacionais IEC 61850 e IEC 61131-3, as Unidades Terminais Remotas da Série HX são ideias para controle dos processos de Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica.
Os produtos da série contam com funcionalidades de destaque, como redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, protocolos DNP3 e IEC 61850 (MMS e GOOSE) e atendimento ao submódulo 2.7 da ONS.
Com design extremamente robusto, as UTRs HX podem ser instaladas em locais com presença de vibração mecânica e temperatura de operação estendida.
Projetos em destaque
Complexo Paulo Afonso
A empresa também forneceu os sistemas de aquisição e controle, montagem e desmontagem dos equipamentos e cubículos de média tensão. Com a modernização, é possível gerenciar o complexo através de uma sala de operações centralizada e do do Centro de Operações da CHESF, em Pernambuco. Assim, as análises e tomadas de decisões podem ser feitas em tempo real.
Projetos em destaque
UHE Nilo Peçanha
Em 2016, a Light Energia iniciou o processo de modernização do Sistema Digital de Supervisão e Controle da usina utilizando a tecnologia dos produtos Hadron Xtorm. O projeto inclui lógicas de aquisição e controle e um novo sistema supervisório, além de disponibilizar o controle e supervisão ao COG Light no Rio de Janeiro/RJ.