YPF Química

Solução de controle e supervisão para Transformação Digital unidade

A fim de iniciar uma transformação em sua unidade de produção no Brasil, a YPF Química buscou nos controladores programáveis da Série NX a tecnologia necessária para adequar seus processos às demandas de conectividade, segurança e alta produtividade da Indústria 4.0

Solução de controle e supervisão para Transformação Digital da YPF

A tecnologia Altus fora utilizada na Transformação Digital da YPF Química, unidade de produção de óleos e lubrificantes da YPF Brasil, em Diadema, São Paulo.

Os produtos da empresa estão presentes em praticamente toda a linha de produção do cliente, sendo responsáveis pelo controle desde os sistemas anti-transbordo, controle de pressão para bloqueio de bombas e bloqueios operacionais, passando pela preparação de receitas dos produtos e segurança na linha de produção e envase, até o sistema de limpeza de linha (PIG).

Ao promover uma transformação digital utilizando a tecnologia dos produtos Altus a empresa ganhou mais do desempenho e capacidade produtiva, agregou também uma camada extra de segurança operacional e ambiental em seus processos.
Controle preciso

Controle preciso

A tecnologia Altus é responsável pelo controle de praticamente todos os processos envolvidos no sistema produtivo da empresa

Operação Remota

Operação Remota

Redução de riscos humanos de operação local e otimização do tempo de resposta da operação em emergências

Informações Centralizadas

Informações Centralizadas

O sistema também propicia uma melhor centralização de todas as informações referentes ao uso de recursos naturais

CLP Nexto

CLP Nexto

Sistema Nexto para coleta e tratamento de dados, bem como comunicação e operação dos dispositivos da planta

Processamento avançado com a CPU NX3005

Processamento avançado com a CPU NX3005

A arquitetura implementada tem como base uma unidade de controle NX3005, CPU da Série NX com alta velocidade de processamento e ampla capacidade de armazenamento de dados, fonte de alimentação integrada e WebServer embarcado. O CLP atua como centro da solução de controle e supervisão, processando os dados coletados junto aos instrumentos de campo e interagindo com os recursos de supervisão local e remota.

Além de prover a tecnologia para a transformação digital da indústria, a Altus também forneceu inteligência de engenharia através da expertise de seus especialistas, que atuaram nas automações das máquinas de produção da planta.

Supervisão remota e monitoramento energético

Supervisão remota e monitoramento energético

Além dos barramentos Nexto, a arquitetura também possui um multimedidor de energia da Série Energy, responsável pelo monitoramento do consumo e da qualidade da energia elétrica da operação. Para supervisão local e inserção de receitas, a solução conta com uma IHM P2102NK, terminal gráfico touchscreen de 10” com Ethernet da Série P2.

Já a supervisão remota fica por conta do SCADA/HMI BluePlant, solução para supervisão, controle e aquisição de dados da Altus. Clique aqui para conhecer em detalhes os recursos disponíveis em nosso software supervisório.

Redes de comunicação de alto desempenho

Redes de comunicação de alto desempenho

A solução desenvolvida conta com duas redes de controle: uma operando em MODBUS RTU e outra em MODBUS TCP, ambas controladas por um barramento composto pela CPU NX3005 e módulos de E/S de diferentes modelos, além de um barramento expandido com mais cartões de entradas e saídas.

Essa composição é responsável pela coleta de dados, acionamento e ajuste dos instrumentos de campo, como sensores analógicos e digitais, boias, válvulas pneumáticas, relés, inversores e soft-starters, transmissores de pressão e medidores de vazão.