VLT Carioca

Solução de controle das subestações de energia do VLT Carioca

A Altus foi responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema de controle das 14 subestações de energia do VLT Carioca, meio de transporte coletivo utilizado na cidade do Rio de Janeiro

Sistema de controle dos pátios Itaquera e Belém

Cada subestação recebeu um Cubículo de Controle e Automação denominado CCA, responsável pela aquisição dos dados necessários do processo e pela conversão de protocolo a partir de uma Unidade Termina Remota Hadron Xtorm, disponibilizando os dados convertidos para o Centro de Controle Operacional denominado CCO, o qual controla todas subestações além do sistema de sinalização de vias e tráfego.
Confiabilidade

Confiabilidade

Aumento da confiabilidade e segurança do sistema pela utilização do protocolo IEC61850

Manutenção

Manutenção

O sistema permite uma atuação mais rápida a possíveis falha inerentes aos processos

Tempo Real

Tempo Real

Diagnóstico para verificação de falhas e monitoramento do sistema em tempo real

Comunicação

Comunicação

Gerenciamento de dados via OPC Server para o Centro de Controle Operacional da empresa

Supervisão local e remota utilizando a tecnologia Altus

Supervisão local e remota utilizando a tecnologia Altus

A supervisão e controle de cada subestação é realizado localmente via IHM instalada no CCA ou remotamente via CCO. Esta IHM local possui um sistema SCADA desenvolvido com o software Altus denominado BluePlant. Tanto o sistema SCADA local (CCA) como o supervisório remoto (CCO) comunicam-se com os Inteligent Electronic Device através do protocolo IEC 61850.

Um conjunto de soluções otimizadas foram desenvolvidas para controlar e monitorar o sistema de média tensão, além de integrar o sistema de tração ao Centro de Controle Operacional, a partir de ferramentas hoje consideradas como estado da arte no monitoramento e supervisão de processos no setor de energia elétrica.

Escopo do hardware e servidos do VLT Carioca

Escopo do hardware e servidos do VLT Carioca

O fornecimento e instalação dos seguintes equipamentos incluem 14 Cubículos de Controle e Automação (CCA), 14 Unidades Terminais Remotas (UTR), 15 Interfaces Homem-Máquina (IHM) TouchScreen e 5 Conversores Logger SSU ABNT CODI 14522 – Modbus RTU.

O escopo do sistema abrange painéis de controle e automação, projeto elétrico e arquiteturas de rede, desenvolvimento do sistema de supervisão via BluePlant, integração com equipamentos de campo, como relés de proteção, UPS’s, multimedidores e retificadores, além da configuração, parametrização e ensaios dos relés de proteção de média tensão. Também estão incluídos o desenvolvimento da rede IEC61850, configuração do servidor OPC, integração com o sistema SCADA do CCO, posta em marcha, e treinamento de operação e manutenção.

Solução baseada na tecnologia Nexto HX

Solução baseada na tecnologia Nexto HX

A aplicação criada para o projeto utiliza a tecnologia da Série HX, unidades terminais remotas da Altus para utilização em sistema de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, e o software supervisório SCADA/HMI Blueplant. Desenvolvidos com base nas normas internacionais IEC 61850 e IEC 61131-3, os produtos HX contam com funcionalidades de destaque, como redundância de fontes de alimentação, redundância de CPUs em um bastidor, protocolos DNP3 e IEC 61850 (MMS e GOOSE) e atendimento ao submódulo 2.7 da ONS. Por ser uma solução de arquitetura modular, a RTU fornece uma grande variedade de módulos de entradas e saídas que, combinados com sua poderosa CPU 32 bits e um barramento baseado em Ethernet determinística de alta velocidade, atendem aos requisitos de diversas aplicações.