Usina Sucruenergética

Automação de máquinas e processos

A tecnologia Altus foi empregada na modernização das caldeiras e lavadores utilizados no processo produtivo da usina sucruenergética de uma importante empresa brasileira do segmento.

Modernização de Usina Sucruenergética

Sustentabilidade é a palavra do momento e a garantia de um melhor futuro. No segmento sucroenergético, a geração de alimentos, combustível e energia com recursos renováveis já é realidade. E há companhias voltadas especialmente para isso, como uma cliente de São Paulo que desejava automatizar o sistema de produção de açúcar, etanol e energia a partir da cana-de-açúcar. O insumo, além de ser a matéria prima mais antiga do Brasil, movimenta a economia nacional ao abastecer o consumo interno e exportar tais produtos mundo afora. Com a ajuda de um integrador certificado pela Altus, a cliente utilizou a Série NX de controladores programáveis para otimizar o funcionamento de suas máquinas e se manter na lista das maiores companhias do mundo nesse setor.
Alta Disponibilidade

Alta Disponibilidade

O sistema desenvolvido conta com CPUs as NX3030 operando em modo de redundância hot standby

Desenvolvimento Flexível

Desenvolvimento Flexível

A tecnologia do Sistema Nexto permite o desenvolvimento de programações locais para utilização em casos especiais

Sistema Distribuído

Sistema Distribuído

A aplicação conta com CPUs Nexto poderosas atuando como remotas para dar mais robustez à aplicação de controle

Aplicação Multiprotocolo

Aplicação Multiprotocolo

A solução possui diferentes redes de comunicação Profibus e Modibus para comando e troca de dados entre dispositivos

Sistema Redundante e Flexível

Sistema Redundante e Flexível

A flexibilidade das CPUs Nexto permite, além da redundância, a opção de desenvolver programações locais para utilização em casos especiais. Todas possuem um sistema operacional multitarefa e preemptivo. Além disso, seu processador do tipo RISC, PowerPC de 32 bits, alia alto desempenho e menor consumo de energia. Ele dispensa partes móveis e contribui para um maior tempo médio entre falhas.

Por meio de sua ferramenta de programação, o software MasterTool IEC XE, a con¬figuração de redes de campo, como a PROFIBUS, pode ser integrada com protocolos de comunicação, como o IEC 61131-3. Assim, o usuário de¬fine todos os parâmetros em apenas um lugar, o que agiliza o desenvolvimento e reduz custos de engenharia. O MasterTool ainda possibilita a reutilização de códigos desenvolvidos em soluções anteriores. Com ele, o usuário pode converter a aplicação entre as linguagens grá¬fica e reutilizá-las em outras oportunidades.

Escopo de serviços do projeto

Escopo de serviços do projeto

O projeto para automação de cinco caldeiras e dois lavadores de gases, extremamente importantes na produção de energia e proteção da natureza, envolve um sistema redundante de alta disponibilidade, com duas CPUs NX3030 e seis remotas: uma NX3020 e cinco NX3010, com comunicação via Modibus TCP. As remotas são distribuídas para cada caldeira e para os lavadores.

Essa aplicação possui 350 pontos de E/S digitais, aproximadamente 240 analógicos e um painel de controle (CCM). Além da comunicação Modibus TCP entre o sistema principal de controle (CPUs NX3030) e as remotas (NX 3010 e NX3020), uma rede PROFIBUS é utilizada para interface com o CCM. Essa versatilidade e suporte a múltiplos protocolos no mesmo projeto permitem um desenvolvimento rápido da aplicação, atendendo às demandas do cliente e fazendo com que o seu foco se volte nas demais tarefas da usina.