Usina de Fertilizantes

Produção de Adubos e Fertilizantes

A tecnologia dos produtos Altus foi utilizada no desenvolvimento de uma solução dinâmica e de alta conectividade para produção de fertilizantes e adubos do tipo NPK.

Solução para produção de fertilizantes e adubos

Desenvolvida por um Integrador Certificado Altus, a usina de adubos e fertilizantes do tipo NKP (nitrogênio, fósforo e potássio) utiliza a tecnologia do CLP XP para operar.

Responsável pelo controle dos processos de dosagem, movimentação e mistura de matérias-primas, a solução controla as balanças, sensores de umidade, acionamento de motores, esteiras, comportas, cilindros e válvulas eletropneumáticas utilizadas no sistema.
Sistema Multiprotocolo

Sistema Multiprotocolo

O suporte a múltiplos protocolos de comunicação um dos diferenciais que fizer o Xpress ser utilizado neste projeto

Precisão

Precisão

A aplicação desenvolvida com tecnologia Altus deu mais precisão ao processo de mistura de materiais

Alta Conectividade

Alta Conectividade

A capacidade de comunicação com os principais serviços de hospedagem na nuvem foi outro diferencial do Xpress

Tomada de Decisão Rápida

Tomada de Decisão Rápida

A comunicação do CLP com os dispositivos de campo deu mais agilidade à tomada de decisão da equipe de gestão

Desempenho e alta conectividade com o CLP Xpress

Desempenho e alta conectividade com o CLP Xpress

A aplicação desenvolvida utiliza como peça-chave o CLP XP340, modelo mais completo da Série NX, com um CLP XP300 atuando como expansão de E/S, aumentando a oferta de pontos de comunicação e permitindo que o CLP interaja com mais dispositivos.

Na arquitetura aplicada, a expansão entre os CLPs é realizada via CANopen e a comunicação do XP340 com os dispositivos de campo é feita através da porta serial RS-485 e do protocolo MODBUS RTU. Em alguns casos, a solução também conta com uma IHM da Série X2 para inserção de receitas e controle de produção.

Solução multiprotocolo de comunicação com a nuvem

Solução multiprotocolo de comunicação com a nuvem

Além dos equipamentos operando em campo, a solução ainda conta com uma plataforma na nuvem para armazenamento e processamento de dados e um sistema SCADA para supervisão do processo produtivo.

Para enviar os dados de operação à plataforma na nuvem o CLP da Série XP utiliza o protocolo de comunicação MQTT, enquanto a comunicação com o supervisório é feita via OPC DA. Por sua vez, o software supervisório também pode fazer consultas ao banco de dados na nuvem utilizando o protocolo MQTT.

O diferencial da experiência Altus

O diferencial da experiência Altus

Além do costumeiro atendimento rápido e dinâmico de nossas equipes de pré e pós-venda, outro diferencial que fez com que a Altus fosse a fornecedora de tecnologia escolhida para este projeto foi a excelente conectividade e custo-benefício dos CLPs Xpress.

A nova arquitetura deu mais precisão ao processo de mistura da matéria-prima e velocidade na comunicação do CLP com os dispositivos de campo, aumentando a agilidade na tomada de decisão da equipe de gestão e reduzindo os custos de operação.