ArcelorMittal

Retrofit do Sistema de Trefilar

Com o objetivo de fortalecer sua presença no mercado sul-americano de metalurgia a empresa buscou na Altus a tecnologia necessária para garantir a qualidade de seus produtos e potencializar a capacidade de sua unidade de fabricação de arames

Retrofint de fornos e máquina de trefilar

Com recursos avançados como troca a quente, expansão de módulos E/S e arquitetura escalar baseada em Ethernet determinística, os controladores programáveis da Série NX podem ser utilizados tanto em máquinas quanto em sistemas distribuídos. Essa adaptabilidade e a capacidade de atuar em diferentes processos levaram a tecnologia Nexto a ser utilizada como peça central no upgrade de uma das plantas produtivas da ArcelorMittal.

Neste projeto, os equipamentos Altus foram utilizados no retrofit da máquina de trefilar multipasses com bobinadeira e nos cinco fornos de cozimento utilizados no processo de produção de arames comercializados no mercado de arames recozidos.
Precisão

Precisão

Controle extremamente apurado das variáveis importantes para o processo, como temperatura, pressão, entre outras

Dados Precisos

Dados Precisos

A tecnologia embarcada na solução aplicada permite uma maior precisão dos dados coletados pelo processo

Supervisão remota

Supervisão remota

O recurso de WebServer disponível na CPU Nexto permite acessar o sistema de supervisão remoto via browser

Controle Total

Controle Total

O sistema de controle desenvolvido é totalmente ajustado para atender todas as necessidades do processo

Principais benefícios do novo sistema

Principais benefícios do novo sistema

A automação completa do novo sistema de controle da planta utiliza seis CPUs, uma remota MODBUS/TCP NX5100 e um conjunto de módulos que totalizam mais de 2300 pontos de E/S para controlar a máquina e os cinco fornos de cozimento. A arquitetura ainda conta com um conversor de mídia JN3008 da série Connect e uma IHM de sete polegadas da série X2-BASE.

A CPU escolhida para otimizar tanto a trefiladeira quanto os fornos de cozimento foi o modelo NX3005, unidade com fonte de alimentação integrada, alta velocidade de processamento – são 1000 instruções booleanas (contatos) a cada 6 microssegundos – e ampla capacidade de armazenamento de dados.