Sistema de Manutenção Preditiva

Solução para o Sistema de Manutenção Preditiva

O sistema desenvolvido para o navio CBO Guanabara tem como finalidade realizar a monitoração da vibração, temperatura e a rotação dos mancais das caixas redutoras do navio, o que permite coletar dados para avaliar de forma “on-line" o estágio em que se encontra o desgaste das Caixas Redutoras

Sistema de Manutenção Preditiva do navio CBO Guanabara

A Altus foi a empresa de tecnologia escolhida para desenvolvimento do Sistema de Manutenção Preditiva do Navio CBO Guanabara, embarcação da Companhia Brasileira de Offshore. A solução analisa os dados coletados e permite que seja possível determinar o desgaste e eventuais problemas da caixa redutora, além de determinar o estágio da “vida útil” dos rolamentos e o desalinhamento ou desbalanceamento.

Com isso, analisando o histórico dos dados, é possível prever a probabilidade de uma falha e planejar uma parada programada para manutenção. É um trabalho promissor que vem despertando o interesse e promovendo a nova estratégia de manutenção da CBO, baseada em eficiência, agilidade e segurança.
Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva

Informações consolidadas e centralizadas para as atividades de manutenção do navio com o CLP da Série NX

Supervisão Remota

Supervisão Remota

Redução de riscos humanos de operação local e otimização do tempo de resposta da operação em emergências

Informações Centralizadas

Informações Centralizadas

O sistema também propicia uma melhor centralização de todas as informações referentes ao uso de recursos naturais

Diagnóstico Rápido

Diagnóstico Rápido

Fácil identificação de equipamentos e problemas ocorridos no Sistema de Manutenção Preditiva do CBO Guanabara

Sistema de Telessupervisão com SCADA/HMI BluePlant

Sistema de Telessupervisão com SCADA/HMI BluePlant

A solução é uma variação do atual Sistema de Telessupervisão e Manutenção Preditiva do navio. Este sistema consiste em um supervisório SCADA/HMI BluePlant, software de supervisão da Altus, que agrega as informações das unidades eletrônicas responsáveis por monitorar as variáveis de vibração e temperatura. Após serem coletados e processados a bordo, os dados são enviados à Base Operacional da CBO em terra para a análise da equipe de manutenção, o que permite avaliar o estado (vida útil) das máquinas monitoradas.

O Sistema de Telessupervisão tem como finalidade atender aos objetivos da manutenção preditiva, entre eles: aumentar o tempo de disponibilidade e o grau de confiabilidade das máquinas e equipamentos, impedir o aumento de danos e aumentar a segurança do pessoal de bordo responsável pela condução da embarcação.