Sistema de Bombas JBS

Otimização do Sistema de Bombas de Múltiplo Estágio

Responsável pelo bombeamento de água do reservatório para as mangueiras de alta pressão, o sistema de bombas de múltiplo estágio é utilizado na higienização da área de abate da unidade Ana Reck

Mais controle sobre o consumo de recursos do processo

Os motores bombeavam água constantemente do reservatório para o ambiente operacional com pressão contínua, o que resultava em desperdício de água, rápida deterioração dos motores e risco de incidentes. A solução para reduzir o consumo de água e o investimento em manutenção dos motores foi a instalação de um sistema de controle utilizando os controladores compactos da Série XP como peça central.
Coleta de dados

Coleta de dados

Monitoração de variáveis de operação através de sensores inteligentes, coletando dados em tempo real

Diagnósticos

Diagnósticos

Sistema de alerta e diagnósticos avançado para controle sobre o status de todas as etapas do processo

Economia

Economia

Redução na frequência de substituição de motores e do consumo de água e energia elétrica do processo

Desenvolvimento Flexível

Desenvolvimento Flexível

A tecnologia do Sistema Nexto permite o desenvolvimento de programações locais para utilização em casos especiais

Otimização do Sistema de Bombas de Múltiplo Estágio

Otimização do Sistema de Bombas de Múltiplo Estágio

A aplicação desenvolvida conta com um CLP Iot-Ready XP325, uma IHM P2 de 10” e inversores de frequência Altus, além de sensores em todos os pontos sensíveis do processo. Nesta aplicação, os dispositivos são responsáveis por monitorar e alertar sobre o status dos motores (ligado/desligado), a pressão da água e o nível do reservatório.

Com a arquitetura implementada, os motores do sistema de bombas passaram a entrar em operação apenas quando as mangueiras de limpeza são acionadas, diminuindo significativamente o consumo de água e energia elétrica do processo.

A solução também resultou no aumento da vida útil dos motores, reduzindo a sua frequência de substituição, de 1 motor por mês para 1 motor a cada 06 meses. Essa otimização resultou em uma importante redução no custo de operação do processo, impactando positivamente no resultado financeiro da unidade.

Independência e segurança com a tecnologia Altus

Independência e segurança com a tecnologia Altus

Para que a equipe da unidade pudesse extrair a capacidade máxima dos CLPs e demais equipamentos Altus utilizados na modernização do processo, treinamentos técnicos foram realizados com a equipe de manutenção na sede do cliente.

Carlos Henrique Azambuja, técnico de automação da JBS responsável pelo desenvolvimento das lógicas aplicadas no processo, destaca a disponibilidade da equipe técnica da Altus para auxiliar nos ajustes da aplicação e como os cursos de capacitação foram essenciais para o sucesso do projeto. “Muito do que sei hoje aprendi no treinamento online de certificação da Altus”, declara.

Jairo de Quadros, coordenador de manutenção e projetos da unidade, comenta que a independência proporcionada pela plataforma tecnológica dos produtos Altus é um dos diferenciais da empresa. “Essa independência que eu tenho com os CLPs da Altus é gratificante demais. Dá muita segurança no dia a dia. Eu acredito e confio no produto de vocês (Altus)”, Comentou Jairo.