Pool de unidades ESSO

Desenvolvimento do SGP da ESSO

A Altus foi¬ responsável pelo desenvolvimento e implementação do Sistema de Gerenciamento de Bombeios de um pool de unidades da ESSO.

Sistemas de controle e supervisão integrados

O SGB (Sistema de Gerenciamento de Bombeios) foi desenvolvido, para o SINDICOM, sob coordenação da ESSO Brasileira de Petróleo Ltda., nas localidades de Duque de Caxias, Utinga, Ribeirão Preto e Araucária. O Sistema foi desenvolvido para Terminais localizados em Pool ou Pólo de abastecimento e atua no controle dos processos de Refino, Tancagem, TESIAP e Abastecimento.
Operação Remota

Operação Remota

Redução de espaço e fiação, com ganhos de confiabilidade, custo e capacidade de pontos de supervisão e comando

Integridade de Dados

Integridade de Dados

Criação de um banco de dados centralizado para substituir documentos físicos e preenchidos manualmente

Integração de Processos

Integração de Processos

A integração entre os sistemas permite uma maior precisão e confiabilidade nos dados coletados ao longo dos processos

Controle Total

Controle Total

Arquitetura aberta e facilidade de interligação com equipamentos e protocolos de terceiros

Sistema de controle da Refinaria

Sistema de controle da Refinaria

A aplicação desenvolvida atua na parte elétrica, supervisionando e comandando remotamente equipamentos (válvulas motorizadas em linhas de produtos de várias Companhias), além da monitoração de instrumentos de linha como densímetros e diferencial de pressão, através de CLP ALTUS AL-2002 montado em Painel Elétrico projetado e manufaturado pela Altus.

O sistema atua, via interface com o Computador de Vazão das EMED’s (Estações de Medição das Companhias), na supervisão e comando de equipamentos, como válvulas motorizadas, sirene de corte, entre outros, além da monitoração de instrumentos de linha como turbina, diferencial de pressão, transdutores de temperatura e pressão, etc. A solução também gerencia o controle para corte de produtos e tratamento de deslocamento.

Comunicação e controle entre terminais e coordenadoria de abastecimento

Comunicação e controle entre terminais e coordenadoria de abastecimento

A aplicação desenvolvida atua na telemetria do processo de Tancagem, via interface com o Sistema de Telemedição (ENRAF/SAAB) da Companhia recebedora do produto bombeado. Os dados comunicados incluem medição no nível de água, testes do medidor de deslocamento, medição de densidade e temperatura do produto armazenado no tanque.

No processo de TESIAP, a solução gerencia a operação de bombeio do Pólo ou Pool, através da efetiva Supervisão e Controle dos equipamentos remotamente.

Já na área de Coordenadoria de Abastecimento, o sistema é responsável pelo Gerenciamento da programação de bombeios, incluindo emissão de relatórios de faturamento e gráficos gerenciais (diário, mensal e anual) da transferência de produtos da Refinaria ou DTCS.

Escopo de equipamentos utilizados no projeto

Escopo de equipamentos utilizados no projeto

- Controladores Programáveis AL-2002/MSP: 1

- Sistema Operacional: Windows NT Server e WorkStation

- Servidor de Banco de Dados Relacional RAID 5 (SGBD: SQL Server): 1

- Estações de Supervisão / IHM SCADA FIXDMACS: 6

- Estação da Coordenadoria: 1

- HUBs com transceptores Óticos (ST): 4

- HUBs com transceptores Elétricos (TP): 1

- Pontos de E/S: cerca de 1.500 (configurado para 4 Terminais, na localidade de Duque de Caxias), dos quais cerca de 500 são analógicos

- Drivers de Comunicação: CLP Altus AL-2781 Ethernet, Computador de Vazão Daniel CV2500 - D25, Telemedição ENRAF ATG-854, Computador de Vazão SyberTrol - Smith

Redes e recursos de comunicação utilizadas no Projeto

Redes e recursos de comunicação utilizadas no Projeto

- Rede de processo ALNET II – Ethernet TCP/IP, implantada via meio físico em fibra ótica. Esta rede interliga o Controlador Programável Altus às Estações de Supervisão SCADA FIX DMACS

- Rede MODBUS: para interligar as Estações de Supervisão aos Computadores de Vazão das Companhias, implementada via RS-485 com repetidores

- Rede MS Windows NT via Ethernet TCP/IP, para interligar as Estações Supervisórias Supervisão SCADA FIX DMACS ao Servidor de Banco de Dados Relacional, através de meio físico em fibra ótica e par-trançado

Características específicas da aplicação

Características específicas da aplicação

- Número de E/S: 10.000 digitais e 500 analógicos

- Supervisório utilizado: Fix Dmacs para Windows

- Ethernet/TCP-IP, Rejeição de Cargas, Mensagens Prioritárias, Interligação entre diversas redes de comunicação (7 tipos de redes)

- Mais de 30 sub-redes, comunicação via fibra ótica (sistema FOCOS), Interface para SDCD do refino via protocolo MODBUS