FPSOs P-58 e P-62

Desenvolvimento do Sistema de Controle e Segurança das unidades P-58 e P-62

A equipe de engenharia da Altus foi contratada pela Petrobras para desenvolver o sistema responsável pelo controle dos processos de exploração e produção das plataformas P-58 e P-62, primeiras Floating Production Storage and Offloading (FPSO), que significa Unidade Flutuante de Produção e Armazenamento de Óleo da empresa

Escopo do Projeto

Contratada em 2011 para desenvolver o Control and Safety System (CSS) das plataformas P-58 e P-62, a Altus foi responsável por este sistema de automação que controla 05 subsistemas nas duas plataformas:
– Controle e monitoramento de produção e de utilidades
– Desligamento do sistema de produção em caso de emergência (Shutdown)
– Detecção de fogo e gás (combate a incêndio)
– Controle de monitoramento das variáveis relacionadas aos utilitários instalados no convés do navio e de seus sistemas (Hull)
– Desligamento de emergência do Hull (Hull Shutdown)
Performance

Performance

Aumento de desempenho dos processos devido ao elevado nível de controle e supervisão

Integração

Integração

Convergência de sistemas de controle e completa integração com sistemas corporativos

User friendly

User friendly

Interface visual amigável e relatórios gráficos em tempo real

Alta disponibilidade

Alta disponibilidade

Elevado nível de disponibilidade com redundância com troca a quente

Alta disponibilidade com redundância hot stand-by

Alta disponibilidade com redundância hot stand-by

A automação realizada conta com milhares de pontos de entrada e saída (E/S) distribuídos em diversas remotas convencionais ou pressurizadas, interligadas à instrumentação dos módulos de processo, através de redes de campo PROFIBUS-DP e HART, utilizando controladores programáveis das Séries Ponto e Nexto. O sistema de automação fornecido é ligado através de rede Ethernet a dezenas de subsistemas pacotes e também fornece informações em tempo real para um sistema de supervisão das plataformas em terra.

Serviços contemplados no Control and Safety System

Serviços contemplados no Control and Safety System

- Projeto executivo com detalhamento de engenharia, desenvolvimento das lógicas dos controladores e definição do layout das telas de supervisão
- Elaboração de documentos técnicos e manuais
- Projeto dos painéis de controladores, painéis de remotas de E/S e painéis de servidores e estações de operação
- Desenvolvimento da aplicação dos controladores utilizando software de programação MasterTool IEC XE
- Desenvolvimento das telas da aplicação SCADA utilizando o software Wonderware InTouch®
- Integração com sistemas pacotes, instrumentos e equipamentos de campo e fusão de fibras óticas
- Treinamentos em produtos, manutenção, engenharia e operação do CSS
- Comissionamento Onshore (em estaleiro)
- Comissionamento e operação assistida Offshore

Equipamentos contemplados no escopo do CSS

Equipamentos contemplados no escopo do CSS

- 06 Painéis de remotas de E/S pressurizadas para instalação nos módulos de processo (zona classificada)
- 03 Painéis de remotas de E/S para instalação em ambiente interno (salas de painéis ou praça de máquinas)
- 02 Painéis de controladores Nexto
- Painel de servidores, switches e estações de operação
- Estação de engenharia e duas impressoras
- 30 km de multicabos com dois pares de fibra ótica

Conheça a FPSO P-58

Conheça a FPSO P-58

Localizada no Campo de Baleia Azul, no Espírito Santo, a plataforma P-58 é uma unidade tipo Floating Production Storage and Offloading (FPSO) de 330 m de extensão, 57 m de seção transversal e capacidade de armazenamento de 1.600 mil barris de petróleo, descarregados periodicamente para costa utilizando petroleiros. Através de 165 km de gasodutos, a plataforma exporta continuamente gás natural para a Unidade de Tratamento de Gás Cacimbas, em Linhares, no Espírito Santo.

A P-58 está interligada a 24 poços de produção de óleo e gás, sendo 13 poços do pós-sal e 11 poços do pré-sal. Sua capacidade de produção diária é de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. Concomitante com a exploração dos poços de produção, a unidade está dimensionada para realizar o tratamento e injeção de 350 mil barris de água por dia, através de 12 poços injetores de água.

Conheça a FPSO P-62

Conheça a FPSO P-62

Com características e dimensões similares, a plataforma P-62 também é uma unidade tipo FPSO e está localizada no Módulo IV do Campo de Roncador, no pós-sal da Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.

A P-62 está interligada a 22 poços (14 produtores de óleo e gás e 08 injetores de água). Sua capacidade de produção diária é de 180 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás natural. A plataforma tem capacidade de armazenamento total de 1.600 mil barris de petróleo e está dimensionada para tratamento e injeção de 250 mil barris de água por dia.

Redundância de CPU para sistemas que não podem parar

Redundância de CPU para sistemas que não podem parar

Os controladores programáveis da família Nexto contam com um modelo de alto desempenho com suporte à redundância do tipo hot standby, o que eleva ao extremo o nível de disponibilidade do sistema. Você pode configurar uma arquitetura de redundância utilizando duas CPUs modelo NX3030, sendo uma primária (ativa), responsável por controlar o sistema em operação, e outra reserva (a qual chamamos de stand-by), que permanece em estado de espera e verifica, rotineiramente, o correto funcionamento da CPU primária.

Caso alguma falha venha a ocorrer e a CPU principal ficar fique indisponível, o equipamento em stand-by assume o controle do processo de maneira automática, sem a necessidade de qualquer ação do operador e sem causar perdas à operação da planta. Essa troca de função entre os equipamentos é conhecida como switch-over.

Veja mais sobre os recursos disponíveis na CPU NX3030.