Montadora de veículos pesados

Modernização de sistema de controle e supervisão

Uma grande montadora de veículos pesados, especializada no mercado de caminhões e ônibus, buscou nas soluções Altus a tecnologia para otimizar o sistema de automação da linha de testes em uma de suas unidades de produção na Europa

Sistema de controle eficiente para linha de testes

Para automação de uma plataforma de testes de longa duração na linha de produção de veículos pesados, foi desenvolvido um painel de controle que contou com a Série Nexto de controladores programáveis. Junto com outros controladores de elevada segurança funcional e com IHMs, o Nexto foi responsável por monitorar a estação de testes responsável pela verificação dos eixos e rodas nos veículos da montadora.

A CPU NX3010 foi escolhida para esta aplicação, na qual o protocolo MODBUS TCP foi responsável pela comunicação do controlador principal com os controladores de segurança e com a IHM. A aplicação também contou com módulos com E/S analógicas e digitais no bastidor NX. O desempenho superior na comunicação com o sistema supervisório e na aquisição dos dados de campo foi fundamental para o sucesso da aplicação.
Desenvolvimento Flexível

Desenvolvimento Flexível

A tecnologia do Sistema Nexto permite o desenvolvimento de programações locais para utilização em casos especiais

Sistema Distribuído

Sistema Distribuído

A aplicação conta com CPUs Nexto poderosas atuando como remotas para dar mais robustez à aplicação de controle

Economia

Economia

Aplicação altamente ajustada, resultando em uma imporante redução de custos com manutenção do sistema

Desempenho

Desempenho

A velocidade e capacidade de processamento do CLP Nexto proporcionou um elevado ganho de desempenho para o sistema

Arquitetura de alto desempenho com base na tecnologia Nexto

Arquitetura de alto desempenho com base na tecnologia Nexto

A principal característica que habilitou os CLPs da Série NX para este desafio foi sua facilidade e agilidade na criação de projetos, principalmente em função ads linguagens baseadas na norma IEC 61131-3 e no alto desempenho de seu canal de comunicação MODBUS TCP, o qual garantiu baixos tempos de atualização de todos os dados do sistema.

Os assistentes de criação do projeto e o ambiente gráfico de configuração e programação permitiram um rápido aprendizado do integrador responsável pela aplicação. Assim, o desenvolvimento da aplicação pode ocorrer em um baixo intervalo de tempo.