Metro SP Linha 4

Sistema de automação dos subsistemas elétricos

A Altus foi contratada para o desenvolvimento do projeto de Automação dos Sistemas Elétricos das Estações do Metrô e Subestação Vital Brasil, do Metro SP Linha 4 – Amarela

Solução de controle para subsistemas elétricos

A Altus foi responsável pelo desenvolvimento e implantação do Sistema de Automação de todos os subsistemas elétricos: Sistema de Alta Tensão (SDY) de 88KV; Sistema de Média Tensão (SDM) de 22KV; Sistema de Tração de 1500VCC (SDT); Sistema Digital de Comando, Controle e Aquisição de Dados (SDCCAD´s), do Sistema de Baixa Tensão; Sistema de Escadas Rolantes e Painéis de Comando e Controle (PCC).
Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva

Informações consolidadas e centralizadas para as atividades de manutenção dos subsistemas elétricos das unidades

Diagnósticos

Diagnósticos

Diagnósticos para facilitar a identificação de problemas, aumentando a confiabilidade dos equipamentos instalados

Economia

Economia

Menor custo de operação com o controle automático, sem a necessita de muitos operadores para cada turno

Informações Centralizadas

Informações Centralizadas

O sistema também propicia uma melhor centralização de todas as informações referentes à operação da planta

Solução de controle para a subestação Vital Brasil

Solução de controle para a subestação Vital Brasil

Os painéis instalados pela Altus na subestação Vital Brasil são responsáveis por controlar o SDY (Sistema de Alta Tensão), SDM (Sistema de Média Tensão) e SDCCA (Sistema de Baixa Tensão).

O painel SDY realiza o controle das linhas de entrada da subestação, monitorando e comandando automaticamente as seccionadoras e disjuntores dos bays. Essa comunicação é feita através do protocolo DNP 3.0, com monitoramento das proteções de linha, trafos e disjuntores, por meio dos relés de proteção.

Os equipamentos instalados no SDM são responsáveis pela comunicação com os relés de proteção da areva, via protocolo DNP 3.0, aquisitando informações de proteção. O controle dos disjuntores de média tensão e das seccionadoras é realizado por esse painel.

Já o SDCCA controla toda a alimentação de baixa tensão: painéis de iluminação, elevadores, escadas rolantes, sistemas de ventilação, serviços auxiliares, sistema de tração.

Sistema Digital de Tração de 1500 Vcc

Sistema Digital de Tração de 1500 Vcc

O sistema possui um conjunto de controlador programável sem redundância, com módulos de entrada e saída montados em um painel elétrico responsável pelo controle e monitoramento dos seguintes equipamentos: disjuntores, secionadores, supervisão dos diodos, chaves de comando local, temperatura e grandezas elétricas.

Os comandos dos equipamentos são realizados via saída digital tipo CBO “Check Before Operate” e entradas digitais do tipo “SOE”, possibilitando registro de eventos com resolução de milissegundos. O CLP comunica em rede com os relés de proteção, aquisitando eventos e medições de grandezas elétricas.