Linha Sul da CPTM

Controle e monitoração do sistema de infraestrutura

A equipe de Engenharia da Altus foi contratada para desenvolver e aplicar o novo sistema supervisão de sete estações ligadas à Linha Sul da CPTM, conectadas ao sistema metroviário da capital paulista

Sistema de controle dos pátios Itaquera e Belém

O Sistema de Supervisão das com UTR’s redundantes foi desenvolvida para realizar o controle e monitoração da iluminação, escadas rolantes, bomba de incêndio e disjuntor geral de cada estação referente a Linha Sul da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. As estações automatizadas foram Socorro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Cidade Jardim e Hebraica-Rebouças (antiga Eusébio Matoso) Linha Sul.
Agilidade

Agilidade

Envio de informações em tempo real para a Estação Supervisória da Estação da CPTM

Operação

Operação

Possibilidade de receber comandos diretamente do IHM instalada na estação da CPTM

Manutenção

Manutenção

Facilidade de manutenção devido aos diagnósticos e integração dos equipamentos

Alta disponibilidade

Alta disponibilidade

Redundância para dar maior confiança nas operações e disponibilidade do sistema

Comunicação Integrada

Comunicação Integrada

O sistema desenvolvido possui comunicação com outros painéis através de protocolos como MODBUS e SPEC 6201, protocolo específico para a comunicação com o painel de Incêndio. A comunicação através de MODBUS e do SPEC 6201 permite a monitoração e comandos de operação para os painéis de Quadro Geral de Distribuição (QGD), Bombas, Elevadores e Incêndio.

Em cada estação existe um Sistema de Monitoração (estações supervisórias) que se comunicam com os CLPs Redundantes através de Rede Ethernet. A redundância desse sistema engloba o controle e comando de todos os pontos do sistema.