Gerdau Aço Norte

Sistema de Amarração de Feixes

A Altus forneceu a tecnologia de controle e supervisão utilizada no sistema responsável pela amarração e pesagem dos feixes de vergalhões produzidos nas gaiolas de laminação

Sistema de Amarração de Feixes Gerdau Aço Norte

O sistema utiliza a tecnologia dos CLPs Altus para controlar todo o processo de amarração, Ele é composto por transportadores de correntes que levam os feixes cortados a frio até um elevador, utilizado para elevar uma quantidade definida de vergalhões para o ponto de amarração e cintagem.

Neste local estão localizados em posições estratégicas os torcedores que, ao comando do operador torcem um fio especial sobre os feixes gerando um ponto no formato olhal, importante para o carregamento do produto final. O número de voltas ou de torções é definido em uma IHM fornecida pela Altus.

Após todos os torcedores terem amarrados o feixe, o elevador desce automaticamente até outro transportador de corrente, onde uma ponte rolante irá içar uma quantidade definida de feixes para estocagem ou carregamento do caminhão.
Sequenciamento

Sequenciamento

Automação de todo o processo de amarração de feixes sem a necessidade de intervenção dos operadores da planta

Dados Precisos

Dados Precisos

A tecnologia embarcada na solução aplicada permite uma maior precisão dos dados coletados pelo processo

Informações Centralizadas

Informações Centralizadas

O sistema também propicia uma melhor centralização de todas as informações referentes ao uso de recursos naturais

Controle Total

Controle Total

O sistema de controle desenvolvido é totalmente ajustado para atender todas as necessidades do processo

Principais benefícios do novo sistema

Principais benefícios do novo sistema

Entre os principais benefícios do novo sistema está o sequenciamento na operação de amarração e pesagem dos feixes. Além de permitir um melhor controle sobre todo o processamento dos produtos, a solução aplicada atua de forma autônoma, usando torcedores hidráulico para realizarem o serviço. Isso permite que o processo seja realizado sem a necessidade de intervenção de operadores, aumentando a segurança e reduzindo a possibilidade de acidentes.