Extração de Óleo Bianchini

Sistema de Controle Planta de Extração de Óleo de Soja

A Altus foi responsável pelo desenvolvimento e implementação do sistema de controle e supervisão para o processo de extração de óleo de soja da unidade da empresa.

Modernização do Sistema de Controle da Planta

O sistema fornecido para a unidade de produção da cidade de Rio Grande/RS contempla 10 painéis de automação com 12 colunas (PNs) no total, além de mais de 70 colunas de CCMs para controle do processo de extração de óleo de soja.

Com mais de 3.000 pontos de entradas e saídas, a aplicação desenvolvida é responsável pelo controle do sistema de extração de óleo de soja e integração dos subsistemas de secagem de soja, preparação para extração de óleo, extração de óleo, produção de farelo, armazenamento e destino dos produtos.

Além dos controladores programáveis da Série NX, o sistema completo conta com mais de 90 dispositivos do tipo soft starter e inversores de frequência em rede PROFIBUS.
Supervisão e Controle Remoto

Supervisão e Controle Remoto

A solução permite a supervisão e tele operação da planta de forma remota, reduzindo o risco aos operadores da fábrica

Segurança Redobrada

Segurança Redobrada

Mais velocidade na detecção de falhas e incidentes através da implementação de diagnósticos claros, concisos e precisos

Multiprotocolo

Multiprotocolo

Arquitetura 100% aberta, utilizando os principais protocolos de comunicação não proprietários (Profibus-DP, HART e Modbus TCP).

Tomada de Decisão Rápida

Tomada de Decisão Rápida

A comunicação do CLP com os dispositivos de campo deu mais agilidade à tomada de decisão da equipe de gestão

Solução de controle PROFIBUS com conexão total

Solução de controle PROFIBUS com conexão total

A aplicação desenvolvida utiliza três redes Profibus, sendo uma redundante com remotas de E/S da Série NX, e uma simples para controle de inversores e soft starters. Enquanto a rede redundante conta com 13 remotas redundantes, a outra controla os inversores e soft-starters com 99 itens, sendo 27 inversores e 72 soft starter.

O projeto completo possui 10 painéis de automação com um total de 13 colunas (PNs). Comissionamento, start-up, operação assistida e treinamento de manutenção e operação do sistema também foram contemplados no projeto.

Supervisão e operação remota com o sistema HMI/SCADA BluePlant

Supervisão e operação remota com o sistema HMI/SCADA BluePlant

A solução utiliza o software HMI/SCADA BluePlant para supervisão de todos os processos que fazem parte do sistema, como Armazéns 2 e 3, Laminadoras 1 e 2, Peneira, Preparação, Balanças de Fluxo 1 e 2, Secador e Torres do Pier.

O sistema conta com 83 telas para o sistema SCADA Blue Plant e controla de forma precisa os mais de 150 motores necessário para o fluxo de deslocamento dos produtos e matéria-prima transportados internamente e para cargas de navios no píer.

O software permite que gestores e operadores da planta possam se conectar remotamente ao sistema, atuando de forma colaborativa com os técnicos em campo para agilizar a gestão da unidade.

Alta disponibilidade com arquitetura de redundância Nexto

Alta disponibilidade com arquitetura de redundância Nexto

A aplicação desenvolvida utiliza os controladores programáveis da Série NX como peça central do sistema controle da unidade. O alto potencial tecnológico dos produtos Nexto os qualificam para operar grandes números de pontos e bastidores remotos, além de controlar de forma distribuída e redundante projetos como o tratamento da água.

A solução conta com uma arquitetura de redundância utilizando duas CPUs modelo NX3030, sendo uma primária (ativa), responsável por controlar o sistema em operação, e outra reserva (a qual chamamos de stand-by), que permanece em estado de espera e verifica, rotineiramente, o correto funcionamento da CPU primária.

Caso alguma falha venha a ocorrer e a CPU principal ficar fique indisponível, o equipamento em stand-by assume o controle do processo de maneira automática, sem a necessidade de qualquer ação do operador e sem causar perdas à operação da planta. Essa troca de função entre os equipamentos é conhecida como switch-over.

Veja mais sobre os recursos disponíveis na CPU NX3030.