ETA Sabesp

Sistema de Tratamento de Água

A tecnologia Altus foi utilizada na automação de uma nova ETA Sabesp, empresa que atende à diversas cidades do estado de São Paulo. A estação de tratamento de água é utilizada para produção de água potável para diversas regiões do Estado.

Alta tecnologia para produção de água potável

A fim de garantir o melhor atendimento para seus mais de 27 milhões de clientes, a Sabesp tem continuamente investido na modernização de seus sistemas de tratamento de água e esgoto. Entre esses investimentos está a modernização e a implementação de novos sistemas de água e de esgoto.

Atualmente, a empresa conta com mais de 230 Estações de Tratamento de Água, com a grande tendo seu sistema produtivo automatizado com produtos Altus.
Alta Disponibilidade

Alta Disponibilidade

O sistema desenvolvido conta com CPUs as NX3030 operando em modo de redundância hot standby

Sistema Distribuído

Sistema Distribuído

A aplicação conta com CPUs Nexto poderosas atuando como remotas para dar mais robustez à aplicação de controle

Desenvolvimento Flexível

Desenvolvimento Flexível

A tecnologia do Sistema Nexto permite o desenvolvimento de programações locais para utilização em casos especiais

CLP Altus

CLP Altus

A solução utiliza a tecnologia dos controladores programáveis Altus para coleta e tratamento de dados na unidade

Solução de elevado desempenho com CLP Nexto

Solução de elevado desempenho com CLP Nexto

Para um projeto de grandes dimensões como este, foram utilizados os controladores programáveis da Série NX da Altus. A arquitetura desenvolvida conta com mais de 20 CPUs da Série NX em con¬figurações variadas, mostrando a versatilidade destes produtos.

Divididas entre os modelos NX3010 e NX3030, com comunicação de dados em rede Ethernet, cada uma se encarregou de uma etapa do processo, cabendo as duas unidades NX3030 a centralização e o controle de toda a aplicação, e, portanto, o uso em configuração redundante.

Foram 2650 pontos de comunicação, sendo 2200 digitais e 450 analógicos. Este projeto, de alta complexidade, demonstra que a Série Nexto possui tecnologia para ser utilizada nas mais variadas aplicações.

Alta disponibilidade com arquitetura de redundância

Alta disponibilidade com arquitetura de redundância

O alto potencial tecnológico dos produtos Nexto os qualificam para operar grandes números de pontos e bastidores remotos, além de controlar de forma distribuída e redundante projetos como o tratamento da água.

A solução implementada conta com uma arquitetura de redundância utilizando duas CPUs modelo NX3030, sendo uma primária (ativa), responsável por controlar o sistema em operação, e outra reserva (a qual chamamos de stand-by), que permanece em estado de espera e verifica, rotineiramente, o correto funcionamento da CPU primária.

Caso alguma falha venha a ocorrer e a CPU principal ficar fique indisponível, o equipamento em stand-by assume o controle do processo de maneira automática, sem a necessidade de qualquer ação do operador e sem causar perdas à operação da planta. Essa troca de função entre os equipamentos é conhecida como switch-over.

Veja mais sobre os recursos disponíveis na CPU NX3030.