Envasadoras Josmaq

Desenvolvimento do novo sistema de controle das máquinas

A tecnologia dos controladores programáveis da Altus foram utilizados nas novas Envasadoras Josmaq para automatizar sua nova linha de máquinas de alta precisão para produção de iogurtes e bebidas lácteas

Mais precisão no processo de envase com a tecnologia Altus

Desenvolvida a quatro mãos pelo time de engenharia do cliente e os especialistas de nossa equipe de OEM, a arquitetura aplicada nas envasadoras Josmaq tem como peça central do sistema de controle o XP300, controlador programável da família XP.

O XP300 foi modelo escolhido para a aplicação, conta com 16 entradas digitais, 16 saídas digitais a transistor, uma porta Ethernet, um canal Serial padrão RS-485, uma porta CAN e uma interface USB. Por ter uma alta densidade de pontos de I/O, o Xpress foi o CLP escolhido para interagir com os equipamentos utilizados no controle dos variados processos da máquina.
Precisão

Precisão

Sensores otimizados para identificar a posição exata dos frascos ao longo de cada etapa do processo de envase

Supervisão

Supervisão

A IHM utilizadas nas máquinas é utilizada tanto para inserção de receitas e quanto para supervisão da aplicação

Coleta de dados

Coleta de dados

Monitoração de variáveis de operação através de sensores inteligentes, coletando dados em tempo real

Dedicação Total

Dedicação Total

Uma experiência diferencial aos usuários da tecnologia Altus para que possam criar soluções altamente eficientes

Arquitetura de controle e supervisão de alta precisão

Arquitetura de controle e supervisão de alta precisão

A arquitetura completa conta com uma IHM touchscreen de 7” da família P2, seis inversores de frequência E3 da Série Optidrive e uma sequência de sensores e válvulas solenoides. Na aplicação desenvolvida, a IHM é utilizada para inserção de receitas e supervisão da aplicação, comunicando com o controlador através do protocolo Modbus TCP.

Já os inversores são responsáveis pelo controle da esteira de transporte dos frascos, do mecanismo de giro da mesa e das quatro bombas e bicos dosadores que compreendem o processo de envase do iogurte. Os dispositivos recebem os comandos para operar através de uma rede CANopen conectada à interface CAN embarcada no CLP Xpress.

A solução ainda conta com sensores para identificar a posição exata dos frascos ao longo de cada etapa do processo de envase e um conjunto de válvulas solenoides, acionadas através das saídas rápidas disponíveis no XP300, utilizadas para controlar o fluxo de iogurte liberado para encher cada um dos frascos.

Disponibilidade e conhecimento: os diferenciais de nosso time de OEM

Disponibilidade e conhecimento: os diferenciais de nosso time de OEM

Joziel Pereira dos Santos, sócio proprietário da Josmaq, destaca a facilidade de programação dos CLPs XP e a disponibilidade da equipe de especialistas como diferenciais da Altus na execução deste projeto. Para ele, a alta tecnologia dos produtos em conjunto com a experiência dos especialistas de nossa equipe de OEM promoveram uma importante melhora de desempenho nesta nova linha de máquinas. “Estou super satisfeito com os produtos Altus” afirma Joziel, que finaliza dizendo que “o atendimento é 100%”.

Formado por profissionais capacitados e com ampla experiência de mercado, nosso time de OEM tem auxiliado fabricantes de todo o país a potencializar o desempenho de suas máquinas. Presente do início ao final do projeto, nossa equipe é capaz de identificar necessidades, propor melhorias e, em determinados casos, até auxiliar no desenvolvimento da aplicação.