Controle de Túneis

Solução de controle para os subsistemas de tuneis

Há mais de 40 anos atuando no mercado de automação industrial, a Altus possui uma ampla oferta de produtos capazes de otimizar processos dos mais variados segmentos. A tecnologia dos produtos Altus foi aplicada na modernização do controle de túneis rodoviários no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Modernização do sistema de automação de túnel

O projeto, desenvolvido e implementado pela SNEF Brasil, empresa integradora de projetos e soluções tecnológicas, envolveu a modernização do sistema de automação, comunicação, controle e supervisão do túnel que estava obsoleto, apresentava lentidão e diversos problemas operacionais, como falta de sinalização, alarmes falsos e, em alguns casos, falhas de acionamento.

Por ser um recurso vital para a mobilidade da malha rodoviária local, a substituição do sistema ocorreu com o túnel em operação. Essa disponibilidade demandou que todas as etapas do projeto tivessem que ocorrer de forma planejada e organizada, evitando a indisponibilidade de sistemas críticos como combate a incêndio, câmeras e sonorização.
Agilidade

Agilidade

Envio de informações em tempo real para a Estação Supervisória da Estação da CPTM

Operação

Operação

Possibilidade de receber comandos diretamente do IHM instalada na estação da CPTM

Manutenção

Manutenção

Facilidade de manutenção devido aos diagnósticos e integração dos equipamentos

Alta Disponibilidade

Alta Disponibilidade

Redundância para dar maior confiança nas operações e disponibilidade do sistema

Solução de alta disponibilidade com CLP Nexto

Solução de alta disponibilidade com CLP Nexto

Tendo na disponibilidade um fator fundamental para o processo, a arquitetura aplicada foi desenvolvida usando como peça central os produtos da Série NX de controladores programáveis. Com alta capacidade de processamento, redundância de rede, construção tropicalizada e troca a quente, os produtos da família Nexto foram os CLPs escolhidos para ser a peça central da aplicação, potencializam a disponibilidade do sistema.

A arquitetura empregada conta com uma rede de comunicação redundante de alta disponibilidade controlada por dois bastidores com uma CPU NX3030 e diferentes módulos de comunicação cada. As unidades de controle operam com o modo de redundância hot stand-by, método em que uma CPU atua como unidade primária (ativa), responsável por controlar o sistema em operação, enquanto a outra fica de reserva (stand-by) e permanece em estado de espera verificando o correto funcionamento da CPU primária.

Arquitetura com sistemas e subsistemas integrados

Arquitetura com sistemas e subsistemas integrados

A aplicação também conta 22 bastidores com remotas de campo e unidades de E/S Nexto, equipamentos responsáveis pela coleta de dados e acionamento dos dispositivos que fazem parte da rede de controle. A arquitetura ainda conta com switches industriais interconectados em formato anel, o que garante a comunicação da CPU com as remotas de campo mesmo que um dos switches pare de funcionar.

Nesta aplicação, os equipamentos Altus são responsáveis por interagir com geradores, nobreaks, sensores de visibilidade e níveis de CO2 e Nox, soft starters, medidores de energia e com o controlador de fator de potência. A comunicação com esses dispositivos de diferentes tecnologias é realizada através dos protocolos de comunicação MODBUS RTU, que utiliza o meio físico Serial, e MODBUS TCP/IP, via Ethernet. Esses equipamentos fazem parte dos sistemas de elétrica, ventilação e segurança do túnel, processos críticos para a operação que não podem parar.

Mais segurança e confiabilidade com a tecnologia Altus

Mais segurança e confiabilidade com a tecnologia Altus

Felipe Moreira, engenheiro eletricista da SNEF, comenta que após a modernização do sistema a concessionária responsável pela administração do empreendimento relatou um significativo incremento na velocidade de monitoramento e comando da operação. Com a implementação da nova solução o tempo de atualização do sistema, que variava entre 20 e 30 segundos em alguns processos, passou a ser instantâneo. Hoje, o cliente pode operar o túnel de forma confiável e segura, com os mantenedores treinados de maneira devida para manter a disponibilidade do sistema.

Além da alta tecnologia embarcada em nossos CLPs, o apoio técnico do time de vendas e suporte da Altus foi um diferencial que fez com que a empresa fosse escolhida como fornecedora para o projeto. “Consideramos a Altus desde o início do processo, visto que é uma empresa brasileira e possui corpo técnico extremamente capacitado e apto a nos auxiliar em alguma intercorrência”, declarou Felipe. Outro ponto destacado pelo cliente é a disponibilidade de equipamentos para substituições rápidas que a Altus pode fornecer.