Controle de Pátios

Sistema de controle para energização dos trilhos

A Altus foi responsável pelo desenvolvimento do sistema de controle de pátios para energização dos trilhos e telecomandado pela torre local e pelo CCO (Centro de Controle Operacional) dos pátios Itaquera e Belém

Sistema de controle dos pátios Itaquera e Belém

A modernização do sistema consistiu na instalação de remotas “locais” adaptadas ao lado das chaves seccionadoras, disjuntores e feeders. Os equipamentos são conectados em anel óptico, sendo seus dados concentrados há um painel chamado de PCP, e desse, via fibra óptica também, tem como destino os dados ao CCO.

São dois conjuntos desses em funcionamento: Pátio Itaquera (PIT) e Pátio Belém (EPB). Além do controle de energização dos trilhos, foi implementado o sistema SPAP (Sistema de Prevenção de Acidentes na Plataforma) via telecomando. Sendo que esse visa a desenergização total dos pátios através de um comando.
Manutenção Preditiva

Manutenção Preditiva

Informações consolidadas e centralizadas para as atividades de manutenção dos subsistemas elétricos das unidades

Diagnósticos

Diagnósticos

Diagnósticos para facilitar a identificação de problemas, aumentando a confiabilidade dos equipamentos instalados

Economia

Economia

Menor custo de operação com o controle automático, sem a necessita de muitos operadores para cada turno

Informações Centralizadas

Informações Centralizadas

O sistema também propicia uma melhor centralização de todas as informações referentes à operação da planta

O escopo do projeto de modernização dos pátios

O escopo do projeto de modernização dos pátios

A Altus foi responsável pelo fornecimento de todo hardware e demais insumos necessários, bem como pelo desenvolvimento de projeto elétrico/mecânico e serviços de montagem de painéis de controle. A equipe de engenharia da empresa também desenvolveu o software aplicativo utilizado pelos CLPs responsáveis pelo controle do sistema.

No total foram instalados 169 Remotas de Inox e 3 centros de Controle (PCP). O controlador principal dentro de cada PCP possui um CLP redundante com I/Os integrados a fim de receber informações dos diagnósticos locais dos painéis, como status da fonte, conversores, switches, etc. Esse controlador tem como principal função o recebimento dos dados de campo e fornecimento dos dados ao CCO via protocolo MODBUS e meio físico óptico.

Sistema redundante de acionamento SPAP

Sistema redundante de acionamento SPAP

Além desse conjunto de equipamentos para controle centralizado, os especialistas de nossa equipe de engenharia também instalaram um sistema redundante de acionamento SPAP, a fim de informar ao operador alguma falha de operação.

Os registros de alarmes e eventos do sistema são coletados pelo Sistema Supervisório chamado CITEC, de desenvolvimento do Metrô. A rede digital é composta por 6 switches expansíveis com aproximadamente 80 portas no total. A rede de campo foi desenvolvida como duplo anel óptico, garantindo sua confiabilidade e performance.