Chamuscador JBS

Sistema de controle para a etapa do chamuscador

A empresa buscou na Altus a tecnologia para resolver as falhas mecânicas que estavam impactando negativamente o seu processo de abate, resultando em perdas significativas de produto para a unidade

Redução de Desperdício e Eficiência Energética

O chamuscador é a etapa do processo produtivo responsável pela remoção de pelugem residual e esterilização da pele da carcaça por meio da aplicação de fogo localizado. O sistema utilizado até então não tinha sincronismo total com a correia de transporte dos suínos e, por vezes, não acionava corretamente os quatro chamuscadores responsáveis por controlar as chamas. Essa falta de sincronia resultava em problemas de qualidade, com produtos que passavam tempo demais entre as chamas e acabavam queimando ou que não passavam tempo suficiente.
Coleta de dados

Coleta de dados

Monitoração de variáveis de operação através de sensores inteligentes, coletando dados em tempo real

Precisão

Precisão

Instalação de sensores de posicionamento para indicar quando a carcaça estiver entre os chamuscadores

Controle

Controle

Padronização na intensidade do calor aplicado em cada um dos chamuscadores utilizados no processo

Redução de custos

Redução de custos

A arquitetura aplicada reduziu consideravelmente as perdas de produto por queimaduras ou falta de esterilização

Redução de Desperdício e Eficiência Energética

Redução de Desperdício e Eficiência Energética

Para reduzir o desperdício de produto nesta etapa do processo, um CLP modelo XP325 foi instalado na aplicação para realizar a sincronização entre os quatro chamuscadores através de sensores de clock. Essa automação permitiu uma padronização na intensidade do calor aplicado em cada um dos lados da carcaça. A equipe de manutenção da unidade também instalou sensores de posicionamento para indicar quando a carcaça estiver entre os chamuscadores, fazendo com que as chamas sejam acionadas apenas no momento correto.

A arquitetura aplicada reduziu consideravelmente as perdas de produto por queimaduras ou falta de esterilização. A solução também promoveu a economia no consumo de gás, uma vez que as chamas são acionadas apenas no momento correto.

Independência e segurança com a tecnologia Altus

Independência e segurança com a tecnologia Altus

Para que a equipe da unidade pudesse extrair a capacidade máxima dos CLPs e demais equipamentos Altus utilizados na modernização do processo, treinamentos técnicos foram realizados com a equipe de manutenção na sede do cliente.

Carlos Henrique Azambuja, técnico de automação da JBS responsável pelo desenvolvimento das lógicas aplicadas no processo, destaca a disponibilidade da equipe técnica da Altus para auxiliar nos ajustes da aplicação e como os cursos de capacitação foram essenciais para o sucesso do projeto. “Muito do que sei hoje aprendi no treinamento online de certificação da Altus”, declara.

Jairo de Quadros, coordenador de manutenção e projetos da unidade, comenta que a independência proporcionada pela plataforma tecnológica dos produtos Altus é um dos diferenciais da empresa. “Essa independência que eu tenho com os CLPs da Altus é gratificante demais. Dá muita segurança no dia a dia. Eu acredito e confio no produto de vocês (Altus)”, Comentou Jairo.