CCO Sabesp Santos

Integração entre Supervisão e Controle

A tecnologia dos controladores programáveis do Sistema Nexto foi utilizada para a automação do novo sistema de supervisão e controle do CCO Sabesp Santos. Com alta capacidade de processamento de dados, a solução permite a supervisão e a operação da planta de forma remota através do CCO.

Controle e Supervisão Remota através do Centro de Comando e Operações

Para facilitar a gestão dos processos de coleta de esgoto e fornecimento de água, a Sabesp Santos criou um CCO (Centro de Comando e Operações) que fica no centro da cidade. Nesse local, há acesso a produção e abastecimento do litoral. Do CCO é possível tomar decisões estratégicas e definir operações sobre toda a logística de abastecimento, tudo com os dados coletados, tratados e fornecidos através da tecnologia Altus.
Tomada de Decisão Rápida

Tomada de Decisão Rápida

Gestão de dados ágil através de dashboards responsíveis e com informações completamente atualizadas sobre o sistema

Supervisão e Controle Remoto

Supervisão e Controle Remoto

A solução permite a supervisão e a operação da planta de forma remota, reduzindo o risco aos operadores

Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

A arquitetura aplicada tem a capacidade de facilitar o registro de performance dos equipamentos ao longo do tempo

CLP Nexto

CLP Nexto

A solução utiliza a tecnologia dos controladores programáveis Nexto para coleta e tratamento de dados na unidade

Acesso rápido às informações do sistema

Acesso rápido às informações do sistema

Controladores programáveis da Série NX, da Altus, foram utilizados para manter os níveis de saneamento que Santos apresenta. Com grande potencial tecnológico, ela é capaz de comandar grandes números de pontos de E/S e de comunicação, além de controlar de forma distribuída projetos como o tratamento e bombeamento do esgoto em qualquer localidade do litoral de São Paulo.

Os controladores atendem a necessidade de comunicação com diversos tipos de dispositivos e software de supervisão. A utilização de protocolos abertos é fundamental para manter a compatibilidade e integração com diversas ferramentas. Um exemplo é o protocolo MODBUS/TCP que trabalha, simultaneamente, como cliente e servidor nas CPUs.

Manutenção preventiva e sistema de diagnósticos

Manutenção preventiva e sistema de diagnósticos

A solução implementada com os produtos Altus permite a aplicação de um sistema de manutenção preventiva altamente eficaz, capaz de facilitar o registro de performance dos equipamentos ao longo do tempo.

O sistema também permite acesso aos diagnósticos dos equipamentos, facilitando a identificação dos problemas ocorridos no sistema, e promove o revezamento dos equipamentos programado.

Solução de controle e supervisão aplicada

Solução de controle e supervisão aplicada

Para esta operação foram utilizadas duas unidades NX3020, com aproximadamente 200 CPUs ligadas, totalizando mais 6.000 pontos de comunicação. Neste projeto, também foram desenvolvidas lógicas que possibilitaram a realização de ¬litros nos comandos entre as CPUs ligadas na Série NX e no sistema supervisório que controla o processo. Isso evita que alguma interferência no meio físico altere algum comando de saída do supervisório até chegar à remota.

Além disso, as CPUs utilizadas, por terem duas interfaces ETHERNET independentes, desvinculam o software supervisório da rede corporativa da empresa, evitando chances de danos no supervisório por conta de vírus que poderiam afetar o sistema. Outro diferencial neste projeto foi o design compacto do produto. Isto permitiu uma adaptação rápida nos painéis já instalados no ambiente do CCO sem ocupar tantos espaços.