Aeroporto Salgado Filho

Automação dos sistemas de controle do aeroporto

A tecnologia Altus foi utilizada na modernização do SAPIOS (Sistema de Automação Predial Informações e Operações de Segurança Aeroportuária) do Aeroporto Salgado Filho, integrando de forma completa todos os sistemas dos terminais

Sistema de controle integrado do Aeroporto Salgado Filho

O SAPIOS integra o SIV (Sistema de Informação de Voos) ao SIGUE (Sistema de Gerenciamento de Utilidades e Energia) através de banco de dados relacional. Isto possibilita controles automáticos de iluminação e ar-condicionado das salas reservadas para cada vôo, proporcionando um ambiente agradável aos passageiros, com economia de energia.

Outro ponto forte consiste na informação fornecida pelo SIGUE ao SIV, sobre os recursos que estão em manutenção, como por exemplo as pontes de embarque, impossibilitando que as mesmas sejam alocadas para os voos
Economia

Economia

Redução no consumo de energia elétrica e maior vida útil dos equipamentos

Confiabilidade

Confiabilidade

O sistema implementado aumentou a confiabilidade e a segurança da operação

Diagnósticos

Diagnósticos

Registro completo de ocorrências, levando à redução de custo de manutenção

Integração

Integração

A arquitetura aplicada integra todos os sistemas utilizados na operação do aeroporto

Integração total entre a solução Altus e os demais sistemas

Integração total entre a solução Altus e os demais sistemas

A solução fornecida pela Altus inclui uma gama de equipamentos e serviços essenciais para a automação e controle de sistemas aeroportuários. A solução utiliza controladores programáveis desenvolvidos e fabricados pela empresa. Os produtos são responsáveis pela integração de diferentes sistemas, como o SAPIOS, o SIGUE e o SISA. Além disso, a arquitetura aplicada pela equipe de engenharia da empresa garante a integração com sistemas de terceiros para atender às necessidades específicas do cliente.

A solução também abrange a montagem e instalação de painéis elétricos, bem como a execução de projetos, montagem e instalação elétrica de campo. Para assegurar a qualidade e o correto funcionamento da solução, Testes de Aceitação em Fábrica (TAF)foram realizados antes da implementação no local.

Após a instalação, a Altus se encarrega do start-up do sistema e oferece treinamento completo à equipe técnica da INFRAERO, abordando tópicos como programação de drivers, redes de comunicação, configuração de supervisório, além de instruções para operação e manutenção do sistema.