Entre os dias 12 e 14 de junho, nosso presidente Ricardo Felizzola esteve em Biel/Bienne, na Suíça, para participar da quinta edição do International Smart Factory Summit, organizado pela Swiss Smart Factory junto com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e a Swiss CxO Forum (SCF).
O evento reuniu cerca de 80 participantes de mais de 15 países a fim de compartilhar novas estratégias para uma indústria de manufatura flexível, mais sustentável, resiliente e centrada no ser humano. Felizzola participou do painel Pitching Session “Insights from International Initiatives”, onde pôde discutir inovações tecnológicas e as tendências emergentes com líderes do setor.
A Altus tem orgulho de ser uma das empresas que integra o laboratório de desenvolvimento de soluções para a indústria do futuro, Swiss Smart Factory, e agradece a participação em um evento tão importante, que busca unir inovação e sustentabilidade. A participação no evento fortalece ainda mais as relações internacionais e destaca o papel da empresa na promoção de uma indústria inteligente e sustentável.
Conheça um pouco mais sobre a história da relação entre Altus e Swiss Smart Factory e sobre o projeto com o instituto.
A história por trás da iniciativa entre Altus e SSF
O primeiro contato entre Altus e Swiss Smart Factory ocorreu em 2019, quando Felizzola foi à Suíça participar da segunda edição do International Smart Factory Summit, ocasião que propiciou o primeiro aperto de mãos com Dominic Gorecky. No ano seguinte, aproveitando um edital lançado pela Innosuisse, agência de inovação ligada ao governo da Suíça, em parceria com a Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial ligada ao Ministério da Ciência, as empresas voltaram a se encontrar.
No edital, foram propostas parcerias de desenvolvimento tecnológico entre ICTs (Institutos de Ciência e Tecnologia) e empresas brasileiras, em conjunto com ICTs e empresas suíças. Por já terem um relacionamento solidificado durante o Summit de 2019, Altus e Swiss Smart Factory se uniram para submeter um projeto e foram selecionadas!
Pelo lado suíço, além da Swiss Smart Factory, que atua como ICT, participaram do projeto também as empresas Cencerus e MyLive Zone. Já pelo lado brasileiro, o Instituto Senai de Inovação e Tecnologia, de São Leopoldo/RS, foi o ICT parceiro da Altus no desenvolvimento do projeto.
Sobre o projeto conduzido pela colaboração Suíço-Brasileira
O projeto apresentado previa a criação de um equipamento de automação para ser utilizado para análise de dados e predição de cenários nos mais variados ambientes industriais. “O produto é um projeto bem elaborado que envolve inteligência artificial, predição de falhas em máquinas rotativas, atuação a distância em protocolos de posta em marcha e teste de produtos inteligentes”, explica Felizzola.
Para que essa execução conjunta fosse possível, foi utilizada uma metodologia de desenvolvimento remoto em todas as etapas do processo de inovação. O recurso, criado pela MyLive Zone, permite que engenheiros e projetistas em diferentes localidades acessem um mesmo equipamento e elaborem soluções de forma colaborativa e totalmente remota.
Ao engajar neste projeto, compartilhado com entidades suíças de alto índice inovativo, a empresa consolida seu posicionamento como um dos principais fornecedores mundiais de tecnologia para a indústria.
Como a iniciativa impulsiona estratégia de internacionalização da Altus?
Esse esforço, sem precedentes no cenário da automação industrial, é mais uma mostra de toda a força da marca Altus e da grande capacidade de inovação do time de colaboradores da organização.! “A iniciativa ajuda a Altus a cumprir seu objetivo fundamental ao iniciar a internacionalização, que é o de estar no edge da inovação mundial”, destaca Felizzola.
Segundo o presidente, um dos objetivos do processo de internacionalização da Altus é o de “manter contato com entidades de países que sejam líderes na inovação”. Além de ser um dos países que mais investem em pesquisa e desenvolvimento, cerca de 3% do PIB, a Suíça também tem um alto índice de gastos com educação, chegando a 5,6% do PIB. Investimentos generosos como esses criam um ecossistema eficiente de educação, pesquisa e inovação, o que leva o país a figurar como o líder do ranking mundial de inovação.
Esse estruturado processo de pesquisa em conjunto com a criatividade e o capital intelectual dos profissionais brasileiros cria o ambiente perfeito para empreendimentos de incentivo à inovação.
EAs entidades que participaram da iniciativa
Innosuisse
Innosuisse é a agência suíça de fomento da inovação. O órgão tem como missão promover a inovação de base científica para aplicação em melhorias de interesse da indústria e da sociedade e, assim, fortalece a competitividade das pequenas e médias empresas (PMEs) no país.
Embrapii
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Seu objetivo é estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional.
Swiss Smart Factory
A Swiss Smart Factory é a primeira plataforma de teste e demonstração para a Indústria 4.0 na Suíça. Sua visão é tornar-se um centro reconhecido internacionalmente pela competência em pesquisa de soluções para a Indústria 4.0. O objetivo da iniciativa era criar um ecossistema de parceiros através do qual inovações e novas tecnologias para Indústria 4.0 pudessem ser desenvolvidas.
SENAI
Parceiro de longa data da Altus, o Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica (ISI SIM) é uma unidade credenciada pela EMBRAPII que atua, principalmente, em projetos de inovação e pesquisa aplicada para o aumento da produtividade e competitividade da indústria brasileira.
MyLive Zone
Pioneira na área de acesso remoto industrial na Suíça, a MyLive Zone atua no desenvolvimento de plataformas tecnológicas abertas com recursos plug-and-play para digitalização e controle remoto de equipamentos industriais. A organização lidera o cenário mundial de treinamento remoto para operação de equipamentos industriais.
Cencerus
A empresa atua no mercado de desenvolvimento de softwares E2E para Indústria 4.0, fornecendo soluções inovadoras para aplicações IoT. A Cencerus foi responsável pela integração entre softwares durante as fases de desenvolvimento remoto do projeto.