Entre os dias 17 e 20 de outubro, iremos participar da Mercopar, a maior feira de negócios e inovação industrial da América Latina. Realizada em Caxias do Sul, cidade da região serrana do Rio Grande do Sul, o evento reúne startups e empresas dos segmentos metal mecânico, da tecnologia da informação, energia, automação industrial, eletroeletrônico, entre outros. Atuando há mais de 40 anos no mercado de tecnologia para a indústria, a Altus estará presente no evento demonstrando suas novidades em produtos e soluções para atender às demandas da Indústria 4.0.
As pessoas que passarem pelo espaço Altus no estande P60 do Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, poderão conferir a tecnologia das nossas principais séries de produtos, como a NX3008 da Série Nexto, os CLPs compactos da linha Nexto Xpress, as IHMs, Inversores de Frequência, entre outros produtos.
A visitação à feira é gratuita e você pode fazer sua inscrição clicando aqui. Confira abaixo alguns detalhes sobre os produtos e soluções que estaremos apresentando durante o evento.
Uma CPU global para integrar seu negócio ao universo 4.0
A principal atração que levaremos para a feira será a NX3008, CPU de alto desempenho da Série Nexto de controladores programáveis. Com funcionalidades avançadas de segurança e virtualização, o produto é uma solução completa para aplicações de máquinas e processos, entregando desempenho, conectividade e versatilidade para as mais variavas demandas da Indústria 4.0.
A CPU NX3008 opera com base em um processador de alta velocidade ARM single core de 64-bits com 1 GHz de clock, o que a permite processar mais de 1.000 laços PID em até 2 milissegundos, tornando-a 10x mais rápida do que os modelos anteriores da linha. Para garantir a integralidade da aplicação pela qual é responsável, a unidade conta com um sistema de armazenamento de energia para retentividade com 1 MB de capacidade.
O mais avançado dispositivo de controle da Série Nexto possui 03 portas Ethernet, sendo 01 do tipo Gigabit e 02 com suporte ao protocolo de comunicação PROFINET Controller, o que permite que o controlador seja utilizado em uma rede com arquitetura em anel MRP. A CPU também conta com uma porta RS-485 e outra do tipo CAN, uma interface USB 2.0 e um cartão de memória MicroSD. Além de PROFINET Controller, o dispositivo também conta com suporte aos padrões EtherNet/IP, OPC DA/UA, MQTT, EtherCAT Master, MODBUS TCP e RTU, PROFIBUS-DP, CANopen e J-1939 e IEC 60870-5-104.
Além dos destaques relacionados à capacidade de hardware, a unidade também conta com recursos avançados de software para segurança cibernética, conectividade e virtualização. Um destes recursos é a VPN embarcada, o que cria um túnel privado de conexão direto com a CPU. Essa funcionalidade permite que você acesse a rede de controle do seu negócio de forma remota e completamente segura. Para aumentar ainda mais segurança do produto, CPU também conta com um recurso de firewall.
A CPU NX3008 também conta com suporte a conexões do tipo FTP, o que habilita o dispositivo a trocar dados com um servidor que utilize este modelo de tecnologia. Essa funcionalidade permite que os pacotes de dados gerados pelo controlador, como logs coletados através de uma função datalogger, sejam acessados à distância.
Outra funcionalidade avançada disponível é sua plataforma Docker embarcada. O recurso, nativo na CPU, torna possível a virtualização de softwares desenvolvidos para sistemas operacionais com tecnologia Unix. Isso dá mais versatilidade e velocidade a operação do sistema, pois permite o processamento de múltiplos dados dentro da própria CPU.
Telemetria e alta conectividade com os CLPs compactos Nexto Xpress
Projetado para atender às demandas de ambientes altamente conectados, o CLP compacto Nexto Xpress é a solução ideal para o mercado de industrial. Com interfaces de comunicação Ethernet, Serial RS 485, CAN e USB embarcadas, os CLPs Xpress ainda contam com suporte a uma variada lista de protocolos de comunicação, como MODBUS TCP e RTU, PROFINET, CANopen e J-1939, IEC 60870-5-104, EtherNet/IP, OPC DA, OPC UA e MQTT.
O modelo XP340 ainda conta com suporte a WebServer, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA. Os controladores da solução ainda têm a capacidade de interagir diretamente com os serviços de hospedagem na nuvem mais relevantes do mercado, como Microsoft Azure, IBM Cloud, Google One e Amazon AWS.
Por ser um produto preparado para atender às demandas da Indústria 4.0, os CLPs da linha Xpress também contam com recursos avançados de software para segurança cibernética e conectividade. Para dar mais segurança à operação de sistemas que utilizam os CLPs compactos da Altus, os produtos possuem firewall e VPN embarcados, permitindo um acesso remoto seguro à rede de controle. Além disso, os equipamentos da linha também contam com suporte a conexões do tipo FTP, o que habilita o dispositivo a trocar dados com um servidor que utilize este modelo de tecnologia.
A alta capacidade de processamento também é um dos destaques dos CLPs Nexto Xpress. Seu processador ARM 32 bits, aliado ao relógio de tempo real (RTC) e a alta densidade de pontos de E/S digitais e analógicos de múltiplo propósito (tensão, corrente e temperatura) dão à solução uma elevada capacidade de processamento, precisão e agilidade na aquisição de dados.
Além disso, o CLP também conta com cinco opções de expansões de entradas e saídas, produtos que permitem aumentar o número de dispositivos utilizados na aplicação.
Veja também: Rotuladora sleeve dupla automatizada com CLPs e Servo Driver Altus
Tanto os produtos Xpress quanto a CPU NX3008 utilizam o software de programação MasterTool IEC XE, plataforma tecnológica baseada em CODESYS com escalabilidade para projetos de micro a grande porte (gratuito até 320 pontos de E/S). Você já baixou a versão 3.40 do MasterTool IEC XE, atualização mais recente do software? Clique no banner abaixo para fazer o download.
Conheça os novos datalogger e gateway LoRa da Altus
Criados para operar nos processos de monitoração e telemetria das mais diferentes áreas da indústria, o Nexto Logger NL717 e o Gateway Lora GW700 chegam para atuar na coleta e transmissão de dados em instalações de geração de energia, estações hidrológicas e meteorológicas, entre outros sistemas que exigem coleta de dados de forma remota. Os novos produtos da Altus utilizam o protocolo de comunicação LoRa, tecnologia de radiocomunicação de longo alcance e baixo consumo de energia amplamente utilizada em várias aplicações do universo IoT.
Assista ao vídeo abaixo e continue com a gente ao longo desde artigo para conhecer em detalhes os novos equipamentos da Altus para o mercado de IoT:
Tendo o Foco no Cliente como um de seus valores, a Altus mantém um investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento de soluções que proporcionem valor agregado para os mais variados segmentos da indústria. Essa veia de inovação faz parte do DNA da empresa, o que propicia o surgimento de diferentes produtos de impacto no mercado. Para atender às demandas do crescente mercado industrial brasileiro, a Altus apesenta o Nexto Logger, primeiro datalogger da Série Nexto de controladores programáveis.
Você sabe o que é um datalogger e por que você deveria utilizá-lo em sua aplicação? Acesse o Blog I&A e confira o artigo em que exploramos o assunto e falamos sobre as diferentes tipos de aplicações onde os produtos podem ser utilizados.
O Nexto Logger NL717 é um dispositivo de design compacto com alta velocidade de processamento, entradas digitais e analógicas embarcadas, interfaces Ethernet, comunicação SDI-12 e rádio de longa distância LoRa integrados. O produto foi desenvolvido para ser utilizado em aplicações que demandam coleta de dados remota e de alta precisão. Essa acuidade é essencial para monitoração de parâmetros hidrológicos, aplicações de geração de energia solar, irrigação e outros sistemas do agronegócio, em infraestruturas urbanas privadas e públicas, na coleta de dados de sensores para análise e em outras áreas relacionadas à ciência e à monitoração de grandezas físicas.
Além disso, o Nexto Logger pode ser aplicado como um complemento para outras aplicações que utilizam os controladores programáveis da Série Nexto, ampliando a gama de aplicações usando a mesma tecnologia e ambiente de engenharia. Esta é uma grande vantagem para fabricantes de máquinas OEM e integradores de sistemas nestas áreas de aplicações onde é necessária escalabilidade de aplicação.
Projetado para operar nos ambientes mais agressivos e com exposição ao tempo, o gateway LoRa GW700 possui grau de proteção IP67 e, por isso, se adequa perfeitamente tanto às áreas urbanas quanto rurais ou industriais. O sistema também possui um sistema de alimentação com diversas proteções e em conformidade com as principais normas internacionais.
A indústria atual conta com milhares de dispositivos para monitoramento de temperatura, umidade, nível hídrico. Por isso, além de possuir conectividade com dispositivos LoRa desenvolvidos pela Altus, como o datalogger NL717, o GW700 é capaz de interagir com qualquer dispositivo LoRa de mercado. O GW700 também pode ser incorporado em redes com outros gateways, sem necessidade de qualquer adaptação ou equipamento de conversão.
Este nível de recursos e conectividade dá ao produto a flexibilidade necessária para ser implantado não só por operadoras de rede, mas por qualquer pessoa com seus próprios gateways e dispositivos finais. No Brasil já existem redes públicas em que qualquer indivíduo pode expandir a área de cobertura com o uso do GW700 sem comprometer a segurança dos seus dados. Isso é possível pelo fato de que o padrão LoRa possui múltiplas camadas de proteção com criptográfica dentro da rede e dentro da aplicação, de forma nativa.
Confiabilidade e resistência em drivers assíncronos de variadas potências
Com alto desempenho e baixo consumo energético os Inversores de Frequência Optidrive se apresentam como uma solução com excelente custo-benefício para controle de máquinas e motores elétricos. Com uma ampla gama de opções, os drivers multiuso das famílias Optidrive E3, Optidrive ECO e Optidrive P2 são indicados para o controle de motores assíncronos trifásicos de baixa potência. Conheça nossas soluções e descubra qual o drive ideal para a sua demanda.
A Série Optidrive ECO oferece soluções altamente qualificadas para otimizar o desempenho de ventiladores e bombas usados em aplicações de HVAC, permitindo que os instrumentos operem com a máxima eficiência em todas as condições, o que garante eficiência energética e economia de tempo, custo e energia. A série também utiliza um sistema avançado para controle de motores projetado, aumentando ainda mais a eficiência energética dos inversores.
Recursos como controle preciso da velocidade, funções de otimização de energia e de suspensão e ativação garantem uma importante economia de energia para aplicações de climatização. Além disso, todos os produtos da família Optidrive Eco contam com suporte aos protocolos de comunicação BACnet e o MODBUS, recursos ideais para facilitar a instalação em sistemas prediais.
Veja também: Inversor de frequência: saiba qual o ideal para a sua empresa
Velocidade e economia para máquinas com as IHMs X2 e P2
A Série X2 de Interfaces Homem Máquina é uma plataforma verdadeiramente aberta que se diferencia pela engenharia e design dos produtos. Seu hardware de alto desempenho projetado especialmente para a solução gráfica do software X2 garante robustez e confiabilidade. Disponíveis em modelos de 4 a 21 polegadas, as IHMs possuem visor widescreen, o que dá 30% a mais de área útil e possibilita a aplicação de sistemas com telas mais complexas. Todos os produtos também dispõem de uma versão runtime ilimitada do software X2.
Disponíveis em modelos de 4.3, 7, 10 e 15 polegadas, com e sem Ethernet, os terminais de operação da Série P2 são ideais para máquinas e aplicações de pequeno porte, entregando velocidade de inicialização e dinâmica na troca entre telas a um preço extremamente acessível. Com software para desenvolvimento de telas intuitivo, as IHMs da linha são de simples operação, o que dá mais agilidade à sua produção e aumenta a performance do seu negócio.
BluePlant, sistema de supervisão para aplicações de todos os tamanhos
Solução para supervisão, controle e aquisição de dados, o SCADA/HMI BluePlant alia design, desempenho e alta conectividade em um sistema rico em recursos e funcionalidades. Com visual atraente e intuitivo, o supervisório possui uma arquitetura cliente-servidor com inúmeras opções de quantidades de tags de comunicação, além de simulador e ferramentas de depuração. O software também permite que usuários possam se conectar remotamente para desenvolver sua programação ou trabalhar de forma colaborativa com vários desenvolvedores simultaneamente.
O sistema gráfico do BluePlant utiliza a tecnologia Microsoft WPF para criação de interfaces de usuário com mapeamento de valores e tags em tempo real, um diferencial em relação aos outros supervisórios do mercado. A solução conta com uma biblioteca de símbolos pré-definidos que aceleram a criação de telas de sinóticos, permitindo a criação de telas gráficas, cenários e representações de plantas. Aliado ao seu ambiente moderno, diversos recursos no design de telas são contemplados, como capacidade para objetos em 3D e multi-touch, que reconhece um ou mais pontos de contato com a superfície, zoom inteligente com o scroll do mouse, gráficos de chart, pizza, entre outros.
Veja também: Sistema de automação industrial: objetivo e como implantar