A segurança é uma das valências mais importantes em ambientes industriais, tanto patrimonial quanto, e ainda mais importante, para as pessoas que trabalham em áreas de risco. Para evitar acidentes e preservar a integridade física de seus colaboradores, empresas dos mais variados tamanhos e segmentos investem em sistemas de segurança capazes de prever situações de risco e mitigar a ocorrência de incidentes em suas zonas de ação. A unidade da Samarco Mineração com base na cidade de Ubu, Espirito Santo, buscou nos produtos Altus a tecnologia necessária para implementar um sistema de segurança contra ressacas.
A solução, criada pelo cliente em conjunto com a Luxvix, representante comercial da Altus no estado do Espirito Santo, controla o acesso à área do quebramar do porto. Ela utiliza dois controladores Nexto Xpress, nossa linha de CLPs compactos e IoT-ready, para comunicar com a boia instrumentada, que fica em alto mar, e com os semáforos para indicação de ressaca. O sistema desenvolvido é utilizado para controlar a entrada à área do quebramar do porto e sinalizar aos trabalhadores o risco de acesso ao local.
A arquitetura implementada utiliza dois CLPs XP340, modelo mais avançado da família Nexto Xpress, para calcular o risco de ressaca e realizar o acionamento dos semáforos que indicam o perigo de acesso ao local. A solução desenvolvida conta com um sistema web baseado em NODE-Red para fazer consultas do tipo HTTP ao servidor que contém os dados enviados pelos sensores embarcados na boia instrumentada em alto mar, utilizada para coletar informações sobre o clima e as variáveis que precedem o momento distúrbio do oceano. O sistema, então, envia estes dados para o controlador através do protocolo de comunicação OPC UA.
Assista ao webinar que fizemos sobre como criar aplicações web utilizando o Node-RED.
Se a altura das ondas for maior do que o limite pré-determinado na lógica, o CLP aciona o sinal vermelho, indicando que a área está sob risco de ressaca. Se o CLP ficar mais de 1 hora sem receber novos dados referentes à altura das ondas, o sinal amarelo será acionado, informando que pode haver algum risco para circulação no local. Se a altura das ondas estiver dentro do limite estabelecido, o sinal será verde, liberando a área.
A aplicação ainda conta com uma conexão com o Portal IIoT do Porto de Ubu via MQTT, um dos padrões mais utilizados em aplicações IoT atualmente, para monitoração e comando manual do semáforo, se necessário.
Acesse a playlist que ensina a como configurar o protocolo MQTT no CLP Nexto Xpress.
Nexto Xpress: alta conectividade e recursos IoT avançados
Esta alta capacidade de comunicação e profusão de recursos IoT embarcados foi o diferencial que fez com que o Xpress fosse o CLP escolhido para a demanda. Com suporte a uma ampla variedade de protocolos de comunicação, como MODBUS TCP e RTU, PROFINET, CANopen, EtherNet/IP, OPC UA e MQTT, os CLPs da linha Xpress são ideias para diferentes aplicações do universo IoT. A diversidade de recursos disponíveis no controlador também permite que ele comunique diretamente com os serviços de hospedagem na nuvem mais relevantes do mercado, como Microsoft Azure, IBM Cloud, Google One e Amazon AWS.
Quer aprender mais sobre os CLPs Nexto Xpress? Temos uma série de pequenos vídeos didáticos em nosso canal no YouTube demonstrando como utilizar os recursos embarcados no CLP Nexto Xpress. Desenvolvidos pelos especialistas do nosso time de Suporte Técnico, o conteúdo é voltado para usuários, estudantes e entusiastas de tecnologia que estão iniciando sua experiência com os produtos Altus.
Clique aqui para acessar a playlist com os vídeos de programação do CLP Nexto Xpress! Aproveite e já se inscreva no canal para receber uma notificação cada vez que disponibilizarmos um vídeo novo.