Responsável por 15% de toda carga transportada nos Estados Unidos em 2021, o modal hidroviário é um importante recurso de logístico no país e tem constantemente investido em modernização tecnológica. Recentemente, a All American Marine, um importante estaleiro naval responsável pela construção de catamarãs e navios na região de Washington, encontrou na Altus a tecnologia necessária para modernizar o sistema de automação de sua frota de barcos e desenvolver o primeiro catamarã movido a hidrogênio da América do Norte e o primeiro do mundo a operar de forma comercial.
Desenvolvido pela Bluefin Marine, integrador de sistemas na América do Norte ligado aos nossos parceiros da Beijer Electronics, o projeto previa a atualização de múltiplos processos em diferentes partes dos barcos. O principal objetivo do sistema modernizado é automatizar os procedimentos de partida e parada de bombas e exaustores a bordo da embarcação. Porém, a aplicação também é responsável por monitorar diferentes variáveis de operação através de pontos digitais e analógicos instalados ao longo do barco, coletando dados sobre o estado do veículo.
Veja mais detalhes após o vídeo.
Robustez e alto desempenho com os CLPs Nexto Xpress
Para garantir que essas atividades sejam realizadas conforme o esperado, é essencial observar alguns indicadores, incluindo temperatura interna, níveis de porão e tanque, resfriamento de células de hidrogênio, backup, desligamento, status e monitoramento do sistema. Com alta velocidade e elevado índice de confiabilidade, os controladores programáveis Nexto Xpress foram a solução escolhida para compor o sistema de controle e garantir a operacionalidade desses processos.
Para aumentar sua robustez, os produtos Nexto Xpress também passam por uma tropicalização, processo de isolação que cada placa de circuito impresso passa antes da montagem do produto, essencial para equipamentos instalados em embarcações.
Além disso, todos os CLPs da família Xpress estão em conformidade com as normas de segurança da Det Norske Veritas, possuindo certificação DNV. Os equipamentos da série são certificados na categoria Type Approval, o que os torna totalmente prontos para serem utilizados em aplicações marítimas, como em sistemas de controle em iates, embarcações do tipo cruzeiro, navios de carga e plataformas de petróleo e gás.
Clique aqui e confira o registro da Altus no site da DNV.
Arquitetura de alta conectividade
A arquitetura aplicada conta com cinco XP315, um dos CLP IoT-ready da Altus, e uma HMI de 15” da Série X2. Quatro dos controladores estão em gabinetes isolados em Centros de Controles de Motores, localizados adjacentes à sala da célula de combustível e em cada casco. Eles controlam os drivers responsáveis pelo acionamento das bombas e exaustores de bordo através de uma rede CANopen. Os controladores também coletam dados dos sensores e dispositivos que monitoram as variáveis do sistema.
O quinto CLP, assim como a IHM, está localizado na ponte de comando. Tanto os controladores nos gabinetes do CCM quanto o Xpress na ponte de comando são conectados à IHM X2 através de uma rede Ethernet e se comunicam com ela utilizando o protocolo OPC UA.
Versatilidade e alta capacidade de comunicação com Nexto Xpress
Seu conceito único de design compacto com alta densidade de pontos de E/S permitiu ao cliente incluir um controlador em cada gabinete do CCM para controlar as cargas auxiliares, eliminando um grande número de condutores desde a casa de máquinas até a ponte de comando, o que resultou em uma significativa redução de custos para o orçamento de automação do projeto.
Dave Bechtel, sócio proprietário da Bluefin Marine, comenta que o poder de comunicação do Nexto Xpress foi um dos diferenciais que levaram à escolha do CLP como solução de controle para a aplicação. “A diversidade de interfaces de comunicação e protocolos disponíveis no produto é muito interessante, possibilita comunicar com diferentes dispositivos inteligentes”, afirma Dave.
Outro benefício do uso dos CLPs Altus IoT ready são as economias relacionadas aos custos de desenvolvimento. Por possuir interfaces analógicas incorporadas, a solução exige baixo investimento de engenharia para configuração, resultando em uma aplicação de alto desempenho com economia aprimorada.