Novo Horizonte utiliza tecnologia Altus em sua linha de empacotadoras

Novo Horizonte utiliza tecnologia Altus em sua linha de empacotadoras

A atividade agrícola é, historicamente, um dos pilares da economia brasileira, respondendo por mais de 27% do PIB nacional. Terceiro maior produtor de alimentos do mundo, o Brasil é, segundo a Embrapa, o maior produtor de açúcar e café, o maior exportador de milho e a nação que mais produz soja, responsável por 50% do mercado mundial desse grão. Para armazenar e escoar essa pungente produção, a indústria nacional investe em alta tecnologia para assegurar a qualidade e integridade em diferentes etapas do processamento destes bens.

Entre essas etapas está o processo de empacotamento, realizado por máquinas que demandam precisão, desempenho e disponibilidade. Há 40 anos desenvolvendo equipamentos e soluções de controle e automação de processos para os diferentes segmentos da indústria, a Altus possui uma linha completa de produtos capazes de atender às especificações dos mais variados tipos de máquinas. Hoje, as principais fabricantes de empacotadoras nacionais utilizam a tecnologia e a inteligência de engenharia Altus para garantir a alta performance de suas máquinas.

A solução aplicada

Recentemente, nosso time de OEM, formado por especialistas com grande conhecimento técnico e ampla experiência no desenvolvimento, otimização e retrofit de máquinas, atuou na modelagem e aplicação do sistema de controle das empacotadoras da Novo Horizonte, uma das fabricantes de máquinas mais tradicionais do estado de São Paulo. A solução desenvolvida utiliza o processamento avançado do CLP XP325, modelo da linha Nexto Xpress de CLPs IoT-ready, para controle preciso do peso, envase, proporção de itens e outras variáveis importantes do processo de empacotamento.

Por possuir um alto índice de conectividade, os controladores Xpress podem comunicar com diferentes dispositivos, através de variados recursos embarcados e dos protocolos de comunicação mais aplicados na indústria. Na arquitetura aplicada, o controlador interage via protocolo EtherNet/IP com uma IHM X2-BASE, utilizada para inserção de receitas. Com processador ARM9 e múltiplas funções, a interface entrega eficiência e elevado desempenho para aplicações de pequeno e médio porte.

Para garantir que cada pacote terá exatamente o peso estipulado para ele, a máquina conta com um processo extremamente preciso de análise volumétrica. Na arquitetura aplicada, o CLP comunica com um inversor de frequência da família Optidrive E3 através da saída analógica 0-10. O equipamento é utilizado para controlar o motor responsável pelo acionamento da dosadora do tipo gaveta, acionada por pistões, que controla o volume de produto embarcado em cada pacote. 

Disponibilidade e economia com a tecnologia Altus

Além de garantir a produção de volumes uniformes, a arquitetura aplicada também permitiu ao cliente ter um controle extremamente ajuste sobre a quantidade de grãos inserida em cada pacote embalado. Esta alta precisão na pesagem de cada unidade embalada resultou em uma redução de 80% no desperdício de matéria prima.

Fábio Santana, mecatrônico que atua a área de assistência técnica e desenvolvimento da Novo Horizonte, que a confiabilidade é o maior trunfo do produto. “Os CLPs estão rodando a mais de 2 anos e nunca tivemos problemas com nenhuma peça, nenhum envio para assistência técnica”, afirma Fábio. Além desta linha de produtos que já está em operação, nosso time de especialistas ainda está auxiliando o cliente a desenvolver uma nova empacotadora que contará com ainda mais precisão para garantir mais produtividade e economia.

Compartilhe

Leia também