Solução polivalente Altus para usinas de concreto e fertilizantes

Solução polivalente Altus para usinas de concreto e fertilizantes

Flexibilidade e versatilidade são duas das características de maior destaque nos controladores programáveis da linha Nexto Xpress. Com grande diversidade de recursos embarcados, o CLP compacto da Altus entrega desempenho e alta conectividade para o controle de sistemas nos mais diferentes segmentos do mercado. Recentemente, essa polivalência foi aplicada em uma solução que pode ser utilizada tanto para usinas de concreto quanto para indústrias fertilizantes.

Desenvolvida pela Cybercontrol, a solução é utilizada para produção de blocos e pré-moldados, no caso das usinas de concreto, bem como adubo e fertilizantes do tipo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio). Responsável pelo controle dos processos de dosagem, movimentação e mistura de matérias-primas, a solução controla as balanças, sensores de umidade, acionamento de motores, esteiras, comportas, cilindros e válvulas eletropneumáticas utilizadas no sistema.

Alta conectividade e recursos IoT com o CLP Xpress

A aplicação desenvolvida utiliza como peça-chave o CLP XP340, modelo mais completo da linha Nexto Xpress, com um CLP XP300 atuando como expansão de E/S, aumentando a oferta de pontos de comunicação e permitindo que o CLP interaja com mais dispositivos. Na arquitetura aplicada, a expansão entre os CLPs é realizada via CANopen e a comunicação do XP340 com os dispositivos de campo é feita através da porta serial RS-485 e do protocolo MODBUS RTU. Em alguns casos, a solução também conta com uma IHM da Série X2 para inserção de receitas e controle de produção.

Além dos equipamentos operando em campo, a solução ainda conta com uma plataforma na nuvem para armazenamento e processamento de dados e um sistema SCADA para supervisão do processo produtivo. Para enviar os dados de operação à plataforma na nuvem o CLP Nexto Xpress utiliza o protocolo de comunicação MQTT, enquanto a comunicação com o supervisório é feita via OPC DA. Por sua vez, o software supervisório também pode fazer consultas ao banco de dados na nuvem utilizando o protocolo MQTT.

Representação visual da arquitetura aplicada

O diferencial da experiência Altus

Além do costumeiro atendimento rápido e dinâmico de nossas equipes de pré e pós-venda, outro diferencial que fez com que a Altus fosse a fornecedora de tecnologia escolhida para este projeto foi a excelente conectividade e custo benefício dos CLPs Xpress. Projetada para atender às demandas de ambientes altamente conectados, a solução conta com variadas interfaces de comunicação e suporte a diversos protocolos, o que lhe permite interagir com uma ampla gama de dispositivos. Os controladores da família também podem comunicar diretamente com os serviços de hospedagem na nuvem mais relevantes do mercado, como Microsoft Azure, IBM Cloud, Google One e Amazon AWS.

A nova arquitetura deu mais precisão ao processo de mistura da matéria-prima e velocidade na comunicação do CLP com os dispositivos de campo, aumentando a agilidade na tomada de decisão da equipe de gestão. A solução aplicada também auxiliou na redução dos custos de operação, tanto do processo de fabricação de concreto quanto de fertilizantes e adubos.

Quer saber como podemos ajudar sua empresa a alcançar resultados como esses? Preencha o formulário abaixo e fale com nossos especialistas!

Compartilhe

Leia também