Petrobras registra recordes na produção anual de 2020

Petrobras registra recordes na produção anual de 2020

Mesmo com um cenário desafiador decorrente das mudanças suscitadas pela pandemia de Covid-19, a Petrobras segue registrando novos recordes históricos de produção de óleo e gás natural. Em 2020, a empresa alcançou uma produção anual total de 2,28 milhões de barris por dia (bpd) de óleo e 2,84 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Os recordes anteriores ocorreram em 2015 e haviam sido de 2,23 milhões de bpd de óleo e 2,79 milhões de boed.

No período, a produção no Pré-sal chegou a um total de 1,86 milhão de boed, o que representa 66% do resultado geral da Petrobras. Presente em diversos empreendimentos de Exploração & Produção da companhia, a tecnologia Altus está diretamente ligada a esse alto nível de desempenho. Os produtos desenvolvidos por nosso P&D e as soluções de integração de sistemas implementadas por nossa equipe de Engenharia são responsáveis pelo controle e supervisão de sistemas vitais para a operação de importantes FPSOs instaladas na região, como a plataforma P-70, que recentemente teve seu processo de produção iniciado na jazida compartilhada de Atapu, porção leste do Pré-sal da Bacia de Santos, próximo ao campo de Búzios.

Além de ressaltar o orgulho por ajudar a escrever mais este capítulo na história da indústria de O&G nacional, a Altus parabeniza a Petrobras e todos os seus colaboradores e parceiros por este memorável resultado!

A tecnologia Altus no Pré-sal

Em julho do último ano, o Pré-sal já respondia por quase 70% da produção nacional de petróleo, segundo dados divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). À época, P-66 e P-69, duas das unidades automatizadas com produtos e inteligência de engenharia Altus, já figuravam entre as Top 10 plataformas mais produtivas no período. Além dessas duas unidades e da já citada P-70, a tecnologia Altus também é responsável pelo controle dos sistemas de Hull e Top-side de outras três FPSOs que operam no Pré-sal: P-58, P-67 e P-68. Juntas, essas unidades são responsáveis por produzir mais de 246,1 mil barris de petróleo de barris de petróleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia.

Alguns números sobre a Altus e o mercado de O&G

Cinco das 20 plataformas mais produtivas do país utilizam tecnologia Altus.

34% de todo o óleo explorado no Pré-sal foi produzido com tecnologia Altus (índice referente à 2019).

Até 2025, a tecnologia Altus estará presente em 25% das unidades e 1/3 das FPSO em operação no Brasil, o que representa 5% do mercado global de FPSOs.

Compartilhe

Leia também