- Segmentos
- Indústria de Processos
- Açúcar e Etanol
Alta disponibilidade para sistemas em usinas de Açúcar e Etanol
Tecnologia e experiência para o desenvolvimento de soluções integradas para o controle de diferentes sistemas
Há mais de quatro décadas desenvolvendo produtos e sistemas para aumentar a eficiência da indústria, a Altus possui soluções de alta disponibilidade capaz de integrar os diferentes processos do ciclo de produção de uma usina de açúcar e etanol.
Solicite uma assessoria
Quer implementar seu projeto em curso conosco? Teremos todo o gosto em assessorar você!
Soluções de alta eficácia
Aplicações possíveis
Controle distribuído para integração de todos os processos produtivos
A alta tecnologia embarcada nos controladores programáveis da Série NX de CLPs modulares lhe permite criar soluções de controle de alto desempenho, recursos que podem controlar de forma distribuída todos os diferentes processos encontrados em uma usina de açúcar e etanol.
Com uma ampla gama de módulos de I/O analógicos e digitais disponíveis, você pode criar arquiteturas para controlar com precisão as máquinas e equipamentos dos processos de moagem, sulfitação, aquecimento, clarificação, evaporação, cozimento, centrifugação, secagem, fermentação, destilação.
Precisão para extração e processamento do caldo de cana
No processo de calagem, os CLPs da Altus podem atuar no controle de velocidade dos rolos de moagem utilizados para extração do suco da cana e na carga nos motores dos moinhos, ajustando a alimentação de cana para evitar sobrecargas.
No processo de clarificação os controladores atuam no controle de dosagem precisa de sulfito de acordo com a qualidade da cana e as condições do processo, bem como no ajuste de pH para manter os níveis ideais que maximizam a clarificação do caldo.
Já nos processos que envolvem o cozimento e a destilação do material, o CLP regula a pressão e a temperatura em cada estágio, monitora e ajusta a distribuição do calor, além de controlar as centrífugas utilizadas para otimizar a separação do açúcar do mel final, garantindo uma operação eficiente e evitando sobrecargas no sistema.
Arquiteturas com redundância de CPU para sistemas que não podem parar
Os controladores programáveis da família Nexto contam com um modelo de alto desempenho com suporte à redundância do tipo hot standby, o que eleva ao extremo o nível de disponibilidade do sistema. Você pode configurar uma arquitetura de redundância utilizando duas CPUs modelo NX3030, sendo uma primária (ativa), responsável por controlar o sistema em operação, e outra reserva (a qual chamamos de stand-by), que permanece em estado de espera e verifica, rotineiramente, o correto funcionamento da CPU primária.
Caso alguma falha venha a ocorrer e a CPU principal ficar fique indisponível, o equipamento em stand-by assume o controle do processo de maneira automática, sem a necessidade de qualquer ação do operador e sem causar perdas à operação da planta. Essa troca de função entre os equipamentos é conhecida como switch-over.
Tropicalização de circuitos eletrônicos para proteção contra ambientes hostis
Todos os produtos do Sistema Nexto de controladores programáveis passam pelo processo de tropicalização (conformal coating). O processo envolve a aplicação de um composto químico especializado durante a produção de produtos eletrônicos para proteger suas placas de circuito, conectores e componentes vitais contra os efeitos nocivos do ambiente
Essa camada extra de conservação protege os produtos contra umidade e vapores corrosivos ou condutivos que podem estar presentes em ambientes de saneamento, atuando como uma barreira protetora eficaz contra a umidade, evitando a corrosão de componentes sensíveis.
Essa proteção preserva o investimento e faz com que o sistema de automação permaneça em funcionamento por mais tempo.